“Lugar aprazível e salubre”, “Casa vasta e bem arejada”: localização e espaços de colégios-internatos na Corte Imperial do Rio de Janeiro (Século XIX)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644448342

Palavras-chave:

História da Educação, Internatos, Higiene

Resumo

O artigo apresenta uma compreensão historiográfica de disposições de prédios de colégios-internatos e discursos em torno de condições higiênicas desses espaços, localizados na Corte Imperial do Rio de Janeiro, na segunda metade do século XIX. A pesquisa documental resultou no levantamento e cotejamento de informações em fontes diversas, especialmente em anúncios publicados no Almanak Laemmert e em teses médicas defendidas na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Os colégios-internatos estavam localizados em ruas do centro da cidade, consideradas insalubres, ou nos arrabaldes da cidade, como recomendado pelos facultativos. Quanto aos espaços, os colégios internatos estavam instalados em casas residenciais e sobrados com adaptações para os serviços do internato e em prédios originalmente planejados e construídos para funcionar como colégio-internato. Os edifícios de grandes internatos possuíam dormitórios, refeitório, pátios arborizados para recreio, enfermaria, capela e rouparia. Não obstante, a crítica médico-higiênica, alguns desses edifícios possuíam água encanada, tanques para banho e lavagem de roupa, tanques de natação, iluminação a gás, instalações sanitárias.

Biografia do Autor

Joaquim Tavares da Conceição, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em História (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia, Mestre em Educação (2007) e Graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe (1993), Especialização em Direito Processual pela Universidade Federal de Santa Catarina, Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes (1996). Professor titular da Universidade Federal de Sergipe com atuação no Colégio de Aplicação, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFS) e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória-UFS). Líder do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Memórias, sujeitos, saberes e práticas educativas (GEPHED/CNPq/UFS). Avaliador do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2016: História: Anos Iniciais do Ensino Fundamental; PNLD 2018: História: Ensino Médio; PNLD 2019: História. Anos Iniciais do Ensino Fundamental; PNLD 2020: História anos finais do ensino fundamental. Coordenador do Centro de Pesquisa Documentação e Memória do Colégio de Aplicação (UFS). Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Membro do corpo editorial da Revista Tempos e Espaços em Educação, Membro do Conselho Editorial da Universidade Federal de Sergipe e Editor da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Temáticas/eixos de pequisa: História e memória das instituições e/ou práticas educativas, Intelectuais e projetos educacionais, Memória e patrimônio educativo, História da educação profissional, Ensino de História.

Referências

AGASSIZ, Luis e AGASSIZ, Elisabeth Cary. Viagem ao Brasil – 1865-1866. [1868] Brasília: Senado Federal, 2000.

BERTICHEN, Pedro Godofredo. O Brasil pitoresco e monumental. Rio de Janeiro: Lith. Imperial de Rensburg, 1856.

BRASIL. Lei de 3 de outubro de 1832. Dá nova organização às atuais Academias Médico-Cirúrgicas das cidades do Rio de Janeiro e Salvador. Rio de Janeiro, 1832.

CARDOSO, José Antonio dos Santos. Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Corte e Província do Rio de Janeiro inclusive a cidade de Santos, da Província de S. Paulo para o ano de 1876. Rio de Janeiro: Typographia E. & H. Laemmert, 33º ano, 1877.

CARDOSO, José Antonio dos Santos. Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Corte e Província do Rio de Janeiro inclusive a cidade de Santos, da Província de S. Paulo para o ano de 1879. Rio de Janeiro: Typographia E. & H. Laemmert, 36º ano, 1879.

CARDOSO, José Antonio dos Santos. Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Corte e Província do Rio de Janeiro inclusive a cidade de Santos, da Província de S. Paulo para o ano de 1880. Rio de Janeiro: Typographia E. & H. Laemmert, 37º ano, 1880.

CARDOSO, José Antonio dos Santos. Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Corte e Província do Rio de Janeiro inclusive a cidade de Santos, da província de S. Paulo para o ano de 1878. Rio de Janeiro: Typographia E. & H. Laemmert, 37º ano, 1878.

CHÁCARA. In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.

CONCEIÇÃO, Joaquim Tavares. Colégios-internatos nas páginas do Almanak Laemmert (1845 a 1889). Clio - Revista de Pesquisa Histórica, Recife, n. 31.1, p. 1-19, 2013.

CONCEIÇÃO, Joaquim Tavares. Internar para educar. Colégios-internatos no Brasil (1840-1950). 2012. 322 f. Tese (Doutorado em História) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Bahia. 2012.

DEBRET, Jean Baptiste. Plans et élévations de deux grandes maisons: l'une de ville et l'autre de campagne – Planche 43, Nº 2. In: DEBRET, Jean Baptiste. Voyage pittoresque et historique au Brésil [...] (Vol. 3). Paris: Firmin Didot Frères, 1839.

EXPILLY, Charles. Mulheres e costumes do Brasil. [1863] São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1935.

FERRAZ, Luiz Pedreira de Couto. Relatório apresentado à Assembleia Geral Legislativa pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Império. Rio de Janeiro: Typographia Universal de Laemmert, 1855.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.

FIGUEIREDO, José Bento da Cunha. Relatório da Inspetoria Geral da Instrução Primária e Secundária do Município da Corte apresentado em 11 de abril de 1872. Apêndice: Ofícios das Delegacias em resposta à Circular de 8 de janeiro de 1872 da Inspetoria Geral da Instrução Primária e Secundária do Município da Corte. (Anexo). In: OLIVEIRA, João Alfredo Correia de. Relatório apresentado à Assembleia Geral Legislativa pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Império. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1872.

FLETCHER, James Cooley & KIDDER, Daniel Parish. [1867] O Brasil e os brasileiros: esboço histórico e descritivo. v.1. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1941, p. 180.

FREYRE, Gilberto. Sobrados e Mucambos: Decadência do patriarcado rural e desenvolvimento do urbano. São Paulo: Global, 2003.

GONÇALVES, Aureliano Restier. Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro: terras e fatos. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, 2004.

GONDRA, José Gonçalves. Artes de civilizar: medicina, higiene e educação escolar na Corte Imperial. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2004.

GUIMARÃES, Antenor Augusto Ribeiro. A higiene dos colégios. Esboço das regras principais tendentes à conservação da saúde, e ao desenvolvimento das forças físicas e intelectuais segundo as quais se devem reger os nossos colégios. Rio de Janeiro: Typographia Imparcial de J. M. Nunes Garcia, 1858.

HARING, Carlos Guilherme. Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Corte do Rio de Janeiro para o ano de 1867. Rio de Janeiro: Typographia E. & H. Laemmert, 26º ano, 1867.

HARING, Carlos Guilherme. Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Corte do Rio de Janeiro para o ano de 1865. Rio de Janeiro: Typographia E. & H. Laemmert, 22º ano, 1865.

HARING, Carlos Guilherme. Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Corte do Rio de Janeiro para o ano de 1867. Rio de Janeiro: Typographia E. & H. Laemmert, 26º ano, 1867.

HARING, Carlos Guilherme. Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Corte do Rio de Janeiro para o ano de 1868. Rio de Janeiro: Typographia E. & H. Laemmert, 25º ano, 1868.

KIDDER, Daniel P. Reminiscências de viagens e permanências no Brasil – Rio de Janeiro e Província de São Paulo. Tradução de Moacir N. Vasconcelos. Brasília: Senado Federal, 2001.

LAEMMERT, Eduardo. Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Corte e Província do Rio de Janeiro para o ano de 1864. Rio de Janeiro: Typographia E. & H. Laemmert, 21º ano, 1864.

LAEMMERT, Eduardo. Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Corte e Província do Rio de Janeiro para o ano de 1864. Rio de Janeiro: Typographia E. & H. Laemmert, 21º ano, 1864.

LAEMMERT, Eduardo. Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Corte e Província do Rio de Janeiro para o ano de 1871. Rio de Janeiro: Typographia E. & H. Laemmert, 28º ano, 1871.

LAEMMERT, Eduardo. Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Corte da Capital da Província do Rio de Janeiro com os Municípios de Campos e de Santos para o ano de 1872. Rio de Janeiro: Typographia E. & H. Laemmert, 29º ano, 1872.

LAEMMERT, Eduardo. Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Corte e da Capital da Província do Rio de Janeiro inclusive alguns municípios da província e a cidade de Santos para o ano de 1873. Rio de Janeiro: Typographia E. & H. Laemmert, 30º ano, 1873.

LAEMMERT, Eduardo. Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Corte e da Capital da Província do Rio de Janeiro inclusive alguns municípios da província e a cidade de Santos para o ano de 1874. Rio de Janeiro: Typographia E. & H. Laemmert, 31º ano, 1874.

LAEMMERT, Eduardo. Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Corte e Província do Rio de Janeiro inclusive a cidade de Santos, da Província de São Paulo para o ano de 1875. Rio de Janeiro: Typographia E. & H. Laemmert, 32º ano, 1875.

MACHADO, Roberto. Danação da norma: a medicina social e constituição da psiquiatria no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1978.

MELLO, Francisco Ignacio Marcondes Homem de. Relatório da Inspetoria Geral da Instrução Primária e Secundária do Município da Corte apresentado em 18 de abril de 1874. (Anexo). In: OLIVEIRA, João Alfredo Correia de. Relatório apresentado à Assembleia Geral pelo Ministro e Secretário dos Negócios do Império. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1875.

PEREIRA, Paulo Roberto (Org.). 500 anos do Brasil na Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2000.

RENAULT, Delso. Rio de Janeiro: a vida da cidade refletida nos jornais (1850-1870). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

ROCHA, Justiniano José da. Exposição sobre o estado das aulas públicas de instrução secundária, e dos colégios e escolas particulares da Capital do Império, 5 de abril de 1851. (Anexo). In: CARVALHO, José da Costa. (Visconde de Monte Alegre). Relatório apresentado à Assembleia Geral pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Império. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1851.

ROLIM, João Goulart. Esboço de uma higiene dos colégios aplicável aos nossos: regras principais tendentes à conservação da saúde e ao desenvolvimento das forças físicas e intelectuais, segundo as quais se devem regular os nossos colégios. (Quarto ponto. Sciencias Medicas) Rio de Janeiro. N. L. Vianna & Filhos, 1857.

SAUER, Arthur. Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Império do Brasil para 1885. Rio de Janeiro: Typographia H. Laemmert & C., 42º ano, 1885.

SILVA, Joaquim Caetano da. Relatório da Inspetoria Geral da Instrução Primária e Secundária do Município da Corte, apresentado em 1868. (Anexo). In: TORRES, José Joaquim Fernandes. Relatório apresentado à Assembleia Geral Legislativa pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Império. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1868.

SOUZA, Joaquim Francisco de Paula e. Esboço de uma higiene de colégios aplicável aos nossos. Regras principais tendentes à conservação da saúde, e ao desenvolvimento das forças físicas e intelectuais, segundo as quais se devem regular os nossos colégios. Rio de Janeiro: Typographia Vianna & Filhos, 1857.

Downloads

Publicado

2022-05-20

Como Citar

Conceição, J. T. da. (2022). “Lugar aprazível e salubre”, “Casa vasta e bem arejada”: localização e espaços de colégios-internatos na Corte Imperial do Rio de Janeiro (Século XIX). Educação, 47(1), e30/ 1– 23. https://doi.org/10.5902/1984644448342