O ensino de Língua Portuguesa na sociedade contemporânea: do Estudo da Arte à construção de Letramentos didático-digitais
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644448215Palavras-chave:
Formação de professores, Programa de Multiletramentos Didáticos, Letramento didático-digital.Resumo
A influência das tecnologias digitais nas práticas sociais letradas contemporâneas demanda competências didáticas dos professores. Assim, o ensino oferecido nos cursos de formação de professores precisa dialogar com a nova realidade da linguagem, em que todos estão conectados. Neste sentido, objetiva-se discutir a proposição de um Programa de Multiletramentos Didáticos que oportunizou o desenvolvimento de letramentos didático-digitais de professores em formação. Foi feito um levantamento de teses na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (2000–2018) do Brasil, bem como de artigos publicados na Revista Latino-americana de Tecnologia Educativa (2002-2017), com o objetivo de identificar quais as tendências que as produções acadêmicas apresentam nas investigações sobre letramento digital na formação de professores. Por meio de pesquisa bibliográfica, analítica e descritiva, numa perspectiva metodológica de Estado da Arte, chegou-se à lacuna para propor o Programa de Multiletramentos Didáticos. Com base nos Estudos de Letramentos, estudos sobre Formação de professores e na Escrita reflexiva, percebeu-se que as pesquisas são ainda incipientes ao tratar do letramento digital de professores sob o aspecto didático. Isso dificulta a apropriação dos artefatos tecnológicos como instrumentos de ensino. Diante disso, apresenta-se o percurso de ensino-aprendizagem colaborativo que oportunizou aos professores em formação a construção de seus letramentos didático-digitais.
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