O ensino de Língua Portuguesa na sociedade contemporânea: do Estudo da Arte à construção de Letramentos didático-digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644448215

Palavras-chave:

Formação de professores, Programa de Multiletramentos Didáticos, Letramento didático-digital.

Resumo

A influência das tecnologias digitais nas práticas sociais letradas contemporâneas demanda competências didáticas dos professores. Assim, o ensino oferecido nos cursos de formação de professores precisa dialogar com a nova realidade da linguagem, em que todos estão conectados. Neste sentido, objetiva-se discutir a proposição de um Programa de Multiletramentos Didáticos que oportunizou o desenvolvimento de letramentos didático-digitais de professores em formação. Foi feito um levantamento de teses na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (2000–2018) do Brasil, bem como de artigos publicados na Revista Latino-americana de Tecnologia Educativa (2002-2017), com o objetivo de identificar quais as tendências que as produções acadêmicas apresentam nas investigações sobre letramento digital na formação de professores. Por meio de pesquisa bibliográfica, analítica e descritiva, numa perspectiva metodológica de Estado da Arte, chegou-se à lacuna para propor o Programa de Multiletramentos Didáticos. Com base nos Estudos de Letramentos, estudos sobre Formação de professores e na Escrita reflexiva, percebeu-se que as pesquisas são ainda incipientes ao tratar do letramento digital de professores sob o aspecto didático. Isso dificulta a apropriação dos artefatos tecnológicos como instrumentos de ensino. Diante disso, apresenta-se o percurso de ensino-aprendizagem colaborativo que oportunizou aos professores em formação a construção de seus letramentos didático-digitais.

Biografia do Autor

Ana Patricia Sá Martins, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHAO

       

Doutora em Linguística Aplicada pela UNISINOS- RS.Graduou-se em Letras Licenciatura Plena em Espanhol, pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e em História, pela Universidade Estadual do Maranhão (2009). Possui Especialização em Língua Portuguesa, pela UEMA e Mestrado em Educação pela UFMA (2011). Atua como professora no Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão, dedicando-se, principalmente, à pesquisas quanto a formação de professores e metodologias de ensino de Língua Portuguesa e Literatura no curso de Letras, sobretudo, nos seguintes temas: Tecnologias e mídias digitais, Gêneros digitais e ensino, Formação de professores, Multiculturalismo e Identidade docente.

Dorotea Frank Kersch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

   

Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, (multi) letramentos, uso de tecnologias no ensino de línguas, letramento digital/midiático crítico, formação de professores, identidade, atitudes, bilinguismo e variação.

 

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Publicado

2022-05-20

Como Citar

Martins, A. P. S., & Kersch, D. F. (2022). O ensino de Língua Portuguesa na sociedade contemporânea: do Estudo da Arte à construção de Letramentos didático-digitais. Educação, 47(1), e27/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644448215