O discurso da comodificação da Educação na relação universidade acadêmica e universidade corporativa
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644443455Palavras-chave:
Discurso, Educação Corporativa, Comodificação da Educação Superior.Resumo
Para contribuir com estudos que visam apreender determinantes das dinâmicas das práticas discursivas e sociais contemporâneas, identificando relações permeadas por ideologias gerencialistas, características dos discursos da educação corporativa (EC), na educação acadêmica; este ensaio teórico tem o objetivo de contextualizar o fenômeno da comodificação da educação superior, sob a ótica de Norman Fairclough e da teoria social do discurso. Explora construções discursivas em estudos que representam reflexões sobre esse fenômeno na educação superior. Discute como argumentos e formas de concepção sobre universidades corporativas cruzaram o discurso da educação corporativa com a educação acadêmica e como defensores da primeira começaram a argumentar a possibilidade desses centros de treinamento corporativos representarem um modelo alternativo, com fins lucrativos, baseado no mercado e em parcerias entre as instituições de ensino superior, empresas e governos. Conclui com indicação da formação de indústria de produção e difusão de práticas discursivas e sociais da EC; o que faz da EC também um negócio com a comercialização de cursos e outros produtos de gestão, incluindo políticas públicas direcionadas a inovação educacional.
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