O discurso da comodificação da Educação na relação universidade acadêmica e universidade corporativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644443455

Palavras-chave:

Discurso, Educação Corporativa, Comodificação da Educação Superior.

Resumo

Para contribuir com estudos que visam apreender determinantes das dinâmicas das práticas discursivas e sociais contemporâneas, identificando relações permeadas por ideologias gerencialistas, características dos discursos da educação corporativa (EC), na educação acadêmica; este  ensaio teórico tem o objetivo de contextualizar o fenômeno da comodificação da educação superior, sob a ótica de Norman Fairclough e da teoria social do discurso. Explora construções discursivas em estudos que representam reflexões sobre esse fenômeno na educação superior.  Discute como argumentos e formas de concepção sobre universidades corporativas cruzaram o discurso da educação corporativa com a educação acadêmica e como defensores da primeira começaram a argumentar a possibilidade desses centros de treinamento corporativos representarem um modelo alternativo, com fins lucrativos, baseado no mercado e em parcerias entre as instituições de ensino superior,  empresas e governos. Conclui com indicação da formação de indústria de produção e difusão de práticas discursivas e sociais da EC; o que faz da EC também um negócio com a comercialização de cursos e outros produtos de gestão, incluindo políticas públicas direcionadas a inovação educacional.

Biografia do Autor

Anicleide Pereira da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE Av. Marechal Rondon, s/n - Jardim Rosa Elze, São Cristóvão - SE, 49100-000

Doutora em Administração pela UFBA. Administradora na Universidade Federal de Sergipe

Florence Cavalcanti Heber Pedreira de Freitas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE Av. Marechal Rondon, s/n - Jardim Rosa Elze, São Cristóvão - SE, 49100-000

Doutora em Administração pela UFBA. Professora e pesquisadora no Programa de Pós Graduação em Administração na Universidade Federal de Sergipe e no Doutorado Interinstitucional em Administração UFS/UFBA

Referências

ABEL, Lui; LI, Jessica A. Exploring the corporate university phenomenon: development and implementation of a comprehensive survey. Human Resource Development Quarterly, v. 23, n. 1, p. 103-128, 2012.

AIRES, Regina Wundrack do Amaral ; FREIRE, Patrícia de Sá; SOUZA, João Artur de. Educação corporativa como ferramenta para estimular a inovação nas organizações. In: 13º CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO - KM BRASIL, 13, 08 a 10 de novembro de 2016, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: SBGC, 2016. Disponível em: http://www.kmbrasil.org/uploads/6/5/7/6/65766379/artigo_49_km_brasil__final_15_11_2016.pdf . Acesso em: 4 nov. 2019.

ALCADIPANI, Rafael. Academia e a fábrica de sardinhas. Organizações & Sociedade, v. 18, n. 57, 2011.

ALCADIPANI, Rafael; BRESLER, Ricardo. Macdonaldização do ensino. Carta Capital, v. 10, p. 20-24, 2000.

ALLEN, Mark. Corporate universities 2010: globalization and greater sophistication. The Journal of International Management Studies, v. 5, n. 1, p. 48-53, 2010.

ALMEIDA FILHO, Naomar. A universidade brasileira num contexto globalizado de

mercantilização do ensino superior. Revista Lusófona de Educação, v. 32, n. 32, 2016.

BALDINI, Juliana P.; BORGONHONI, Priscilla. A relação universidade-empresa no Brasil: surgimento e tipologias. Caderno de Administração, v. 15, n. 2, p. 29-38, 2008.

BARCELLOS, Rebeca; DELLAGNELO, Eloise; SALIÉS, Gabriel. Universidade, sociedade e formação do administrador: uma reflexão necessária. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 12, n. 4, p. 671-696, 2011.

BECK, Ceres ; CUNHA, Luis. As múltiplas faces da comodificação e a constituição da crítica acerca das práticas de consumo contemporâneas. Ciências Sociais Unisinos, v. 53, n. 1, p. 136-147, 2017.

BRAGHINI, Katya. Torre de marfim – um panorama sobre a mercantilização do ensino superior nos Estados Unidos. Comunicação & Educação, v. 20, n. 1, p. 147-153, 2015.

BRANDÃO, Ana Paula. Feirão da educação: a educação como uma mercadoria.

In: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2003, Belo Horizonte. Anais eletrônicos…, Belo Horizonte: INTERCOM, 2003. Disponível em: http: //www. portcom.intercom.org.br/pdfs/1589258495849584448134468694620979194262915.pdf. Acesso em: 3 jan. 2020.

COWEN, Robert. A Crise da universidade: uma nota comparativa sobre gestão e uma observação para o Brasil. Em Aberto, v. 19, n. 75, 2008.

CHANLAT, Jean François. Ciências sociais e management: reconciliando o econômico e o social. São Paulo: Atlas, 2000.

CHAUI, Marilena. A ideologia da competência: escritos de Marilena Chaui. Autêntica, 2014.

CHIAPELLO, Eve; FAIRCLOUGH, Norman. Understanding the new management ideology: a transdisciplinary contribution from critical discourse analysis and new sociology of capitalism. Discourse & Society, v. 13, n. 2, p. 185-208, 2002.

CONTU, Alessia.; WILLMOTT, Hugh. Re-embedding situatedness: the importance of power relations in learning theory. Organization science, v. 14, n. 3, p. 283-296, 2003. Disponível em: https://pubsonline.informs.org/doi/abs/10.1287/orsc.14.3.283.15167. Acesso em: 09 dez. 2019.

CROCCO, Oliver S.; CSEH, Maria; HEMMAPATTAWE, Dollaya. Corporate universities and corporation-university partnerships in Thailand [...]. Journal of International and Comparative Education (JICE), v. 6, n. 1, p. 17-31, 2017.

CRUZ, Daniele. Educação corporativa: a proposta empresarial no discurso e na

prática. Educação em Revista, v. 26, n. 2, p. 337-358, 2010.

DEALTRY, Richard. Global corporate priorities and demand-led learning strategies. Journal of Workplace Learning, v. 20, n. 4, p. 286-292, 2008.

EBOLI, Marisa. Educação corporativa no Brasil: evolução, conceitos e papéis. In: Casarini, Fabiana Gradela; Baumgartner, Marcos (orgs). Educação corporativa: da teoria à prática. São Paulo: SENAC, 2012, p. 27-42.

EBOLI, Marisa et al. Concorrência ou convergência? GV-executivo, v. 17, n. 2, p. 34-37, mar-abr, 2018.

ÉSTHER, Angelo. A universidade como universidade corporativa global? O caso da formação em Administração. GIGAPP Estudios Working Papers, v. 4, n. 60-65, 2017.

ÉSTHER, Angelo. Qual universidade para qual sociedade? HOLOS, ano 32, v. 7, p. 351-365, 2016.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001a.

FAIRCLOUGH, Norman. Critical discourse analysis as a method in social scientific

research. Methods of critical discourse analysis, v. 5, n. 11, p. 121-138, 2001b.

FAIRCLOUGH, Norman. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.

FAIRCLOUGH, Norman. Peripheral vision: discourse analysis in organization studies: the case for critical realism. Organization Studies, v. 26, n. 6, p. 915-939, 2005.

FAIRCLOUGH, Norman. A dialética do discurso. Revista Teias, v. 11, n. 22, p. 225-234, mai-ago, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/ view/24124. Acesso em: 25 jul. 2019.

FARIA, José Henrique de. Análise crítica das teorias e práticas organizacionais. São Paulo: Atlas, v. 1, 2007.

FILIPPI, Primavera de; VIEIRA, Miguel. The commodification of information commons: the case of cloud computing. Columbia Science & Technology Law Review, XVI, pp. 102-143, 2014.

LAVAL, Christian. A Escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004.

LIMA-NETO, Vicente de; NOBRE, Kennedy C. A Comodificação Discursiva nas Redes Sociais. Eutomia, v. 1, n. 09, 2012.

MCCOWAN, Tristan. A “desagregação” do ensino superior (The “unbundling” of higher education). Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 2, p. 464-482, 2018.

MEISTER, Jeanne. Educação Corporativa. Tradução: Maria Claudia Santos Ratto. São Paulo : Makron Books , 1999.

OLIVEIRA, Derli. Educação e mercado: a comodificação das práticas discursivas das universidades públicas. Cadernos do CNLF, v. 13, n. 4, p. 545-556, 2009.

PARANHOS, Julia; HASENCLEVER, Lia; PERIN, Fernanda. Abordagens teóricas sobre o relacionamento entre empresas e universidades e o cenário brasileiro. Revista Econômica, v. 20, n. 1, 2018.

RITZER, George. The “McDonaldization” of society. Journal American Culture, v.6, n 1, p. 100-107, 1983.

RITZER, George. McUniversity in the postmodern consumer society. Quality in Higher Education, v. 2, n. 3, p. 185-199, 1996.

RYAN, Lindsay. Exploring the growing phenomenon of university-corporate education partnerships. Management Decision, v. 47, n. 8, p. 1313-1322, 2009.

RYAN, Lindsay. The growing role of executive education in university-corporate

partnerships. Journal of Executive Education, vol. 6, 2013.

RYAN, Lindsay; PRINCE, Christopher; TURNER, Paul. The changing and developing role of the corporate university post-millennium. Industry and Higher Education, v. 29, n. 3, 2015.

SANTOS JUNIOR, Reginaldo dos. Entre administrador e educador: uma análise cognitiva dos profissionais de educação na entre-posição da educação corporativa. 2015. 277 pgs. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015. Disponível em: < https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/18045/1/tese%20Reginaldo%20-%20dep%C3%B3sito.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2019.

SERAFIM, Milena P. O processo de mercantilização das instituições de educação superior: um panorama do debate nos EUA, na Europa e na América Latina. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 16, n. 2, 2011.

SILVA, Karin V. da; PEIXOTO, João; PACHECO, Anderson S. V. Reflexões teóricas sobre perspectivas críticas na educação a distância. Revista EDaPECI, v. 17, n. 2, 2017.

SILVA, Marco da; BALZAN, Newton. Universidade corporativa:(pré-) tendência do ensino superior ou ameaça? Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 12, n. 2, 2007.

SILVEIRA, Zuleide S. da; BIANCHETTI, Lucídio. Universidade moderna: dos interesses do Estado-nação às conveniências do mercado. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 64, pp. 79-99, 2016.

SUDBRACK, Edite; NOGARO, Arnaldo. Por uma universidade para o mercado ou para todos: democracia e emancipação. Rev. Internacional Educação Superior, v.3, n.2, 2017.

TEODORO, António. A universidade no século XXI. Desenhando futuros

possíveis. Universidades, v. 66, n. 64, 2015.

TOLEDO, Gustavo; DOMINGUES, Carlos. Produção sobre educação corporativa no Brasil: um estudo bibliométrico. Revista de Gestão e Secretariado, v. 9, n. 1, 2018.

VERAS, Lana; PORTELA, Joelmir. Visibilidade, produtivismo, mercantilização e a morte do pensamento: a universidade sitiada. Polêmica, v. 15, n. 3, p. 001-010, 2015.

ZABEL, Gary. Critical revolutionary praxis in the neoliberal university. Workplace, n. 30, p. 135-154, 2018.

WASHBURN, Jennifer. Academic freedom and the corporate university. Academe Journal, v. 97, n. 1, p. 8-13, jan. 2011.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Silva, A. P. da, & Freitas, F. C. H. P. de. (2021). O discurso da comodificação da Educação na relação universidade acadêmica e universidade corporativa. Educação, 46(1), e96/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644443455