Espiritualidade no ensino: a perspectiva dos discentes de uma universidade pública da área da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644443450

Palavras-chave:

Espiritualidade, Ensino, Educação

Resumo

A espiritualidade é uma parte complexa e multidimensional da experiência humana, com base inerente de cada pessoa do significado e do propósito de vida, encontrada em todas as culturas. A consideração do ser humano de forma integral, representa um aspecto importante da formação dos profissionais da saúde. Tem crescido o reconhecimento da importância da espiritualidade na saúde, mas pouco se ensina ou se aplica na prática aos profissionais desta área. Os cursos de graduação e de pós-graduação, na sua grande maioria, não desenvolvem conteúdos relacionados à espiritualidade nos seus currículos. Assim, o objetivo do estudo foi investigar a compreensão dos discentes da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre a respeito do tema espiritualidade na educação e na saúde, por meio da análise de presença ou ausência da abordagem do tema espiritualidade no currículo acadêmico, e de como estes avaliam a pertinência do tema. Trata-se de um estudo transversal que tem como população os discentes dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Realizou-se a coleta de outubro de 2016 a novembro de 2019, utilizando-se questionários em formato impresso. Um total de 632 alunos responderam ao questionário, e 65,7% destes entendem que é pertinente abordar aspectos relacionados à “espiritualidade” na formação acadêmica. Conclui-se que os discentes dos diferentes cursos e séries reconhecem a relevância do estudo da espiritualidade na saúde, entretanto, a carência deste conteúdo durante a formação acadêmica resulta em desconhecimento e insegurança para abordar o tema com os pacientes. 

Biografia do Autor

Lahanna da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde

Émilly Giacomelli Bragé, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde

Bruna Luísa Ribeiro de Almeida, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde

Eliane Goldberg Rabin, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Ribeiro, L. da S., Bragé, Émilly G., Almeida, B. L. R. de, & Rabin, E. G. (2021). Espiritualidade no ensino: a perspectiva dos discentes de uma universidade pública da área da saúde. Educação, 46(1), e113/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644443450