Espiritualidade e saúde: experiência de uma disciplina na graduação de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769225038Palavras-chave:
Religião, Espiritualidade, Educação em enfermagemResumo
Objetivo: apresentar as atividades e as experiências vivenciadas por estudantes de enfermagem na disciplina de Espiritualidade e Saúde. Método: é um relato de experiência que configura as vivências de estudantes do oitavo período do curso de enfermagem da disciplina supracitada, no segundo semestre dos anos de 2014 e 2015. As estratégias pedagógicas utilizadas na disciplina foram: aulas expositivas-dialogadas, atividades grupais, filmes, convidados da área de psicologia, estruturação de portfólio, relatos de experiência, estudos de caso com uso de diagnósticos de enfermagem. Os cenários utilizados foram a sala de aula, instituições de saúde de outras cidades, e comunidade externa. Resultados: a partir das falas dos estudantes observou-se o quanto é importante e necessária esta disciplina para a graduação em enfermagem, pois estimula no estudante a capacidade de ir além do que se pode ver e o auxilia a compreender outras necessidades para o cliente e família que recebe o cuidado. Considerações finais: assistir o cliente na sua integralidade envolve o cuidar da dimensão espiritual e religiosa e representa para o enfermeiro um resgate do cuidado humanizado. de uma disciplina na graduação de enfermagem
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.