Espiritualidade e saúde: experiência de uma disciplina na graduação de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769225038

Palavras-chave:

Religião, Espiritualidade, Educação em enfermagem

Resumo

Objetivo: apresentar as atividades e as experiências vivenciadas por estudantes de enfermagem na disciplina de Espiritualidade e Saúde. Método: é um relato de experiência que configura as vivências de estudantes do oitavo período do curso de enfermagem da disciplina supracitada, no segundo semestre dos anos de 2014 e 2015. As estratégias pedagógicas utilizadas na disciplina foram: aulas expositivas-dialogadas, atividades grupais, filmes, convidados da área de psicologia, estruturação de portfólio, relatos de experiência, estudos de caso com uso de diagnósticos de enfermagem. Os cenários utilizados foram a sala de aula, instituições de saúde de outras cidades, e comunidade externa. Resultados: a partir das falas dos estudantes observou-se o quanto é importante e necessária esta disciplina para a graduação em enfermagem, pois estimula no estudante a capacidade de ir além do que se pode ver e o auxilia a compreender outras necessidades para o cliente e família que recebe o cuidado. Considerações finais: assistir o cliente na sua integralidade envolve o cuidar da dimensão espiritual e religiosa e representa para o enfermeiro um resgate do cuidado humanizado. de uma disciplina na graduação de enfermagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiane Dias Simões, Universidade Federal de Goiás, Catalão, GO

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Goiás –Regional Catalão.

Priscila Gomes Martins, Universidade Federal de Goiás, Catalão, GO

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

Renata Ohana Pereira dos Santos, Universidade Federal de Goiás, Catalão, GO

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

Fabiana Ribeiro Santana, Universidade Federal de Goiás, Catalão, GO

Doutora em Enfermagem em Saúde Pública e Doutora em Ciências da Educação (doutorado em cotutela internacional). Professora Adjunta do Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás, Catalão, Goiás, Brasil

Calíope Pilger, Universidade Federal de Goiás, Catalão, GO

Doutora em Ciências. Professora Adjunta do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, Catalão, Goiás, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-04-12

Como Citar

Simões, N. D., Martins, P. G., Santos, R. O. P. dos, Santana, F. R., & Pilger, C. (2018). Espiritualidade e saúde: experiência de uma disciplina na graduação de enfermagem. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(1), 181–191. https://doi.org/10.5902/2179769225038

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.