<b>A INFLUÊNCIA DA CULTURA CORPORAL SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR</b>

Autores

  • Marcelo Fagundes Perim
  • Hugo Norberto Krug

Resumo

Neste estudo nos propomos a analisar a cultura corporal dos alunos e o esporte na escola, sua influência na constituição e modos de ocupação do espaço físico da Educação Física escolar. A pesquisa caracterizou-se por ser qualitativa, do tipo etnográfico adaptado à educação e a forma de investigação foi o estudo de caso. Foram entrevistados e acompanhados quatro professores, entre os cinco que trabalham na escola estudada, e entrevistados quatro alunos, que foram escolhidos aleatoriamente. Embora, não possamos fazer generalizações, por tratar-se de um estudo de caso, situações idênticas as encontradas neste estudo, são facilmente verificadas na Educação Física escolar no Brasil. Através das entrevistas de alunos e professores, e análise das aulas observadas, constatamos que a cultura corporal dos alunos não influencia o conteúdo escolar e, conseqüentemente, o espaço físico. Por outro lado, o esporte “instituição”, além de estar na escola, determina o modo de ser e agir dos atores.
Palavras-chave: Educação Física escolar, espaço físico, conteúdo e cultura corporal.

Downloads

Como Citar

Perim, M. F., & Krug, H. N. (2011). <b>A INFLUÊNCIA DA CULTURA CORPORAL SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR</b>. Educação, 28(1), 61–74. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4325

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua