Pensamento pedagógico-geográfico de professor e a autonomia docente
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644442506Palavras-chave:
Formação de professores, Autonomia docente, Pensamento pedagógico-geográfico.Resumo
O artigo apresenta como proposta debater o conceito de pensamento pedagógico-geográfico de professor como constructo do profissional necessário à autonomia docente. Parte-se da seguinte questão: de que maneira, na formação do professor de Geografia, o Pensamento Pedagógico-geográfico é constituído e como contribui à autonomia docente? Este artigo resulta de um recorte da tese de doutorado e propõe um debate teórico que relaciona referenciais teóricos e elementos originados da pesquisa empírica realizada com professores que atuam na educação básica, anos finais do ensino fundamental. Utilizou-se a entrevista semiestruturada como recurso e a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2011) como metodologia de análise dos dados para a construção das categorias, as quais foram interpretadas a partir da Teoria Crítica e da Hermenêutica. Resulta, nesse processo, um movimento inicial de reflexão sobre pensamento geográfico e pensamento geográfico de professor e, posteriormente, reflexões sobre o conceito de pensamento pedagógico-geográfico como uma estrutura necessária à construção da autonomia docente do professor de Geografia.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
CALLAI, Helena C. A formação do profissional da Geografia: o professor. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2013.
CASTELLAR, Sonia M. Vanzela. Educação geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 209-225, maio/ago, 2005.
COPATTI, Carina. Pensamento pedagógico geográfico e autonomia docente na relação com o livro didático: percursos para a educação geográfica. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências). Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências. UNIJUI, 2019.
CONTRERAS, J. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
GOMES, Paulo C. da Costa. Quadros geográficos: uma forma de ver, uma forma de pensar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.
MARCELO GARCÍA, Carlos. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, António (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
MARQUES, Mario Osorio. A formação do profissional da educação. 5. ed. Brasília: Editora Inep, 2006. (Coleção Mario Osorio Marques).
MORAES, Antônio C. Robert de. Geografia: pequena história crítica. 20. ed. São Paulo: Annablume, 2005.
MORAES, Antônio C. Robert de. A gênese da Geografia moderna. São Paulo: Hucitec, Editora Universidade de São Paulo, 1989.
MORAES, Antônio C. Robert de. História do pensamento geográfico no Brasil: indicações. Geografares, Vitória, n. 3, jun. 2002.
MOREIRA, Ruy. O que é Geografia. São Paulo. Editoração: Coletivo Território Livre, 2009.
SUERTEGARAY, Dirce M. A. Notas sobre epistemologia da Geografia. Cadernos Geográficos, Florianópolis, n. 12, maio 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________