Organizando os usos e funções dos vegetais: a etnobotânica auxiliando na prevenção e diminuição da cegueira botânica.

Autores

  • André Micaldas Corrêa Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Pesquisador do Laboratório de Comunicação Celular e professor da pós-graduação lato sensu em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz https://orcid.org/0000-0002-1394-4938
  • Luiz Anastácio Alves Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Pesquisador titular do Laboratório de Comunicação Celular https://orcid.org/0000-0002-0785-7272
  • Joyce Alves Rocha Instituto Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644440631

Palavras-chave:

Cegueira Botânica, Etnobotânica, Ensino de Botânica

Resumo

O surgimento da espécie humana inaugurou diversos usos dos vegetais, que se perpetuam até hoje, embora as plantas não recebam a devida importância. Essa falta de reconhecimento chega muitas vezes à cegueira botânica, termo criado para definir a dificuldade das pessoas notarem a flora no seu ambiente e reconhecerem sua relevância para a vida na Terra. O objetivo dessa pesquisa foi reunir alguns usos dos vegetais pelos seres humanos e algumas de suas funções no ambiente, que se encontravam dispersos e passavam despercebidos. O método empregado foi a pesquisa em fontes bibliográficas, por meio da qual as categorias mais comuns da Etnobotânica foram incluídas e foram ampliadas com a inclusão de categorias de outras ciências ou criação de novas categorias. Após, Para isso, selecionou-se pelo menos um vegetal e uma fonte que referenciasse o uso ou função dessa categoria. O resultado foi a organização de um quadro contendo vinte nove categorias de usos e funções, com potencial para serem utilizadas no ensino de Botânica. O resultado dessa pesquisa, junto com ações e estratégias integradas, que estão relacionadas ao encantamento, afetividade e contextualização do ensino/aprendizagem, talvez possa contribuir para a prevenção e tratamento da cegueira botânica. Nesse sentido, o esperado é auxiliar na valorização e conservação das plantas, uma vez que quase todo ser vivo depende do reino vegetal para sobreviver, inclusive o ser humano, embora aja como se não dependesse.

Biografia do Autor

André Micaldas Corrêa, Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Pesquisador do Laboratório de Comunicação Celular e professor da pós-graduação lato sensu em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz

biólogo, especialista em Botânica e Ciências Ambientais, Mestre em Ecologia Social, Pesquisador do Laboratório de Comunicação Celular e professor da pós-graduação lato sensu em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz

Luiz Anastácio Alves, Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Pesquisador titular do Laboratório de Comunicação Celular

Pesquisador titular do Laboratório de Comunicação Celular Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz orientador de monografias, dissertações e teses e professor dos programas de pós-graduação do IOC/Fiocruz

Joyce Alves Rocha, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora em Etnobotânica

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Publicado

2021-05-28

Como Citar

Corrêa, A. M., Alves, L. A., & Rocha, J. A. (2021). Organizando os usos e funções dos vegetais: a etnobotânica auxiliando na prevenção e diminuição da cegueira botânica. Educação, 46(1), e48/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644440631