<b>O professor, o aluno e o conteúdo no ensino de botânica</b>

Autores

  • Lenir Maristela Silva Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná
  • Valdo José Cavallet Universidade Federal do Paraná
  • Yedo Alquini Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Didactic, Botany Teaching, University Professor.

Resumo

Analisar o ensino de Botânica é o objetivo central deste trabalho. O material para o estudo constou dos trabalhos direcionados ao ensino na graduação, da seção temática “Ensino de Botânica” dos anais dos Congressos Nacionais de Botânica do período de 1995 a 2002 e de planejamentos e programas de disciplinas de Botânica de algumas universidades públicas. As dimensões utilizadas na análise foram: o papel do aluno; o papel do professor; e a consideração do conteúdo. O aperfeiçoamento do ensino de Botânica, explícito nos documentos analisados é entendido, principalmente no sentido do aprimoramento das metodologias específicas da área ou de recursos didáticos, ou seja, são relegadas as condições de ensino que podem oportunizar a apropriação crítica e contextualizada dos conhecimentos, indispensável à formação emancipatória do aluno.

Palavras-chave: Didática. Ensino de Botânica. Professor universitário.

Downloads

Como Citar

Silva, L. M., Cavallet, V. J., & Alquini, Y. (2010). <b>O professor, o aluno e o conteúdo no ensino de botânica</b>. Educação. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1490

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua