<b> Oficinas de Música: será a formação acadêmica necessária? </b>

Autores

  • Cristiane Almeida

Palavras-chave:

Non-Formal Music Education, Music Teacher`s Education, Non-Formal Education.

Resumo

Os locais de atuação dos professores de música incluem, hoje, a escola e vários outros espaços educativos. Um deles, as oficinas de música, foi selecionado para a investigação que foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Música, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de caracterizar esse espaço educativo, foi realizado um survey de pequeno porte em 16 oficinas de música do Projeto de Descentralização, da Secretaria Municipal de Cultural de Porto Alegre - RS. A partir das falas dos oficineiros de música sobre as habilidades requeridas para a atuação profissional, estabeleci ligações entre os itens por eles relacionados e a formação de professores de música. Dessa forma, o referencial teórico utilizado foi o da educação não-formal. Essa modalidade de ensino inclui todas as atividades educativas que ocorrem fora da escola (GOHN, 1999; LIBÂNEO, 1999). Embora para atuar nesses espaços não seja exigida a formação acadêmica, Colom (1998b) ressalta a necessidade de formação de profissionais para atuar na educação não-formal. Foi possível inferir, a partir dos dados, que as habilidades apontadas como necessárias para compor o perfil do oficineiro revelam, também, que os licenciados podem ocupar esse espaço educativo.

Palavras-chave: Educação Musical Não-Formal. Formação de Professores de Música. Educação Não-Formal.

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Publicado

2011-09-28

Como Citar

Almeida, C. (2011). <b> Oficinas de Música: será a formação acadêmica necessária? </b>. Educação, 30(1), 105–118. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3779

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