<b> Educação musical e diversidade: aproximações </b>

Autores

  • Cristiane Almeida Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464444114

Palavras-chave:

Diversity, music education, brazilian educational legislation.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464444114

Este artigo apresenta um panorama da literatura produzida sobre diversidade e educação musical e sua relação com a legislação educacional brasileira referente à Educação Básica, objetivo geral deste trabalho. Para isso, realizei uma pesquisa bibliográfica que incluiu os documentos educacionais oficiais e a produção teórica de educadores musicais, nacionais e internacionais. Dentre os resultados encontrados, aponto os diferentes conceitos que fazem parte da construção teórica do conceito de diversidade na educação musical, tais como educação musical multicultural, competência intercultural, entre outros. Além disso, apresento outras categorias que foram incluídas mais recentemente, como gênero, raça, orientação sexual, e que se assemelham àquelas explicitadas nos documentos referentes à Educação Básica. A concepção de educação musical multicultural, que priorizava o repertório, foi ampliada, incluindo, assim, outras categorias, tornando-a mais inclusiva. Essa mudança não deve ser só retórica ou com o fim de atender à legislação, mas refletir a postura política dos educadores musicais.

Palavras-chave: diversidade, educação musical, legislação educacional brasileira.

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Publicado

2011-11-03

Como Citar

Almeida, C. (2011). <b> Educação musical e diversidade: aproximações </b>. Educação, 37(1), 73–89. https://doi.org/10.5902/198464444114

Edição

Seção

Dossiê: Educação Musical