História, Educação e Civilidades: a correspondência como um saber escolar na Escola Normal entre as décadas de 1930 a 1960

Maria Teresa Santos Cunha

Resumo


Este texto pretende analisar como Manuais de Civilidade, presentes na Escola Normal entre as décadas de 1930 e 1960, prescreviam normas para as artes de escrever e eram recomendados como leituras para a formação de professoras e professores do Ensino Primário. Eles prescreviam normas de conduta e bons modos para a vida em sociedade. No âmbito da correspondência fixavam regras que serviam de apoio para a aprendizagem dessa forma de escrita, transformando-a em um saber escolarizado.A análise de um Manual muito utilizado em SC e no RS evidencia que prescrições deste livro reverberam em inúmeras práticas de escrita presentes no cotidiano escolar e autorizam a concluir que seu repertório de atos fazia parte de um programa de civilidades adotado pela Escola do período.

Palavras-chave: Manuais de Civilidade. Educação Escolarizada. História da Educação.


Palavras-chave


Civility Manuals; School Education; History of Education.

Texto completo:

PDF


CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

      

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar