<b> História, Educação e Civilidades: a correspondência como um saber escolar na Escola Normal entre as décadas de 1930 a 1960</b>

Autores

  • Maria Teresa Santos Cunha

Palavras-chave:

Civility Manuals, School Education, History of Education.

Resumo

Este texto pretende analisar como Manuais de Civilidade, presentes na Escola Normal entre as décadas de 1930 e 1960, prescreviam normas para as artes de escrever e eram recomendados como leituras para a formação de professoras e professores do Ensino Primário. Eles prescreviam normas de conduta e bons modos para a vida em sociedade. No âmbito da correspondência fixavam regras que serviam de apoio para a aprendizagem dessa forma de escrita, transformando-a em um saber escolarizado.A análise de um Manual muito utilizado em SC e no RS evidencia que prescrições deste livro reverberam em inúmeras práticas de escrita presentes no cotidiano escolar e autorizam a concluir que seu repertório de atos fazia parte de um programa de civilidades adotado pela Escola do período.

Palavras-chave: Manuais de Civilidade. Educação Escolarizada. História da Educação.

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Como Citar

Cunha, M. T. S. (2011). <b> História, Educação e Civilidades: a correspondência como um saber escolar na Escola Normal entre as décadas de 1930 a 1960</b>. Educação, 30(2), 121–138. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3742

Edição

Seção

Dossiê: História da Educação