<b> O “Projeto Educação e Cidadania” e a inclusão escolar do adolescente em liberdade assistida</b>

Autores

  • Ivani Ruela de Oliveira Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Rio Claro, São Paulo
  • Leila Maria Ferreira Salles Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Rio Claro, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464443636

Palavras-chave:

Adolescent, Socio-educational measure, educational inclusion.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464443636

 

Este estudo teve por objetivo investigar uma política pública destinada à escolarização dos adolescentes autores de ato infracional privados de liberdade na Unidade de Internação Provisória - UIP da Fundação Centro de Atendimento Sócioeducativo ao Adolescente - Fundação CASA, instalada no Núcleo de Atendimento Integrado de Americana - NAIA. Procurou-se analisar e investigar as contribuições do “Projeto Educação e Cidadania” para a inclusão na escola do aluno autor de ato infracional. Para tanto foram entrevistados todos os adolescentes que participaram do projeto, que se encontravam cumprindo medida socioeducativa de liberdade assistida e que haviam voltado a estudar. Também foram entrevistados seus professores, colegas, funcionários e gestores das escolas. Os resultados indicaram que os alunos, após a participação no projeto, se diziam mais preparados para o exercício da cidadania. Porem, tanto eles como os educadores mostraram ter dúvidas em relação à eficácia do projeto no que se refere a sua contribuição para a inclusão escolar. A avaliação feita sobre o projeto não permitiu apontar claramente se ele de fato contribuiu para a permanência daqueles alunos na escola.

Biografia do Autor

Leila Maria Ferreira Salles, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Rio Claro, São Paulo

Profa. Adjunta do Depto de Educação, UNESP/RC

Titulação: Livre Docente

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Publicado

2012-05-09

Como Citar

Silva, I. R. de O., & Ferreira Salles, L. M. (2012). <b> O “Projeto Educação e Cidadania” e a inclusão escolar do adolescente em liberdade assistida</b>. Educação, 37(2), 381–396. https://doi.org/10.5902/198464443636

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua