<b> O “Projeto Educação e Cidadania” e a inclusão escolar do adolescente em liberdade assistida</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464443636Palavras-chave:
Adolescent, Socio-educational measure, educational inclusion.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/198464443636
Este estudo teve por objetivo investigar uma política pública destinada à escolarização dos adolescentes autores de ato infracional privados de liberdade na Unidade de Internação Provisória - UIP da Fundação Centro de Atendimento Sócioeducativo ao Adolescente - Fundação CASA, instalada no Núcleo de Atendimento Integrado de Americana - NAIA. Procurou-se analisar e investigar as contribuições do “Projeto Educação e Cidadania” para a inclusão na escola do aluno autor de ato infracional. Para tanto foram entrevistados todos os adolescentes que participaram do projeto, que se encontravam cumprindo medida socioeducativa de liberdade assistida e que haviam voltado a estudar. Também foram entrevistados seus professores, colegas, funcionários e gestores das escolas. Os resultados indicaram que os alunos, após a participação no projeto, se diziam mais preparados para o exercício da cidadania. Porem, tanto eles como os educadores mostraram ter dúvidas em relação à eficácia do projeto no que se refere a sua contribuição para a inclusão escolar. A avaliação feita sobre o projeto não permitiu apontar claramente se ele de fato contribuiu para a permanência daqueles alunos na escola.
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