A presença policial no cotidiano das escolas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435756

Palavras-chave:

Conflito, Cotidiano escolar, Polícia militar.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa, inicialmente expostos de modo parcial em evento nacional, tendo-se o objetivo de saber se os conflitos que ocorrem nos estabelecimentos de ensino do município de Cáceres exigem a presença da Polícia Militar (PM) no seu cotidiano. Neste estudo foram utilizados fonte documental, sites de jornais de circulação estadual e local, sites oficiais do governo do estado de Mato Grosso e dados quantitativos da Policia Militar sobre as ocorrências/chamadas policiais pelas escolas da rede pública de Cáceres. Caracterizam-se as principais manifestações que ocorrem no interior e no entorno das escolas, com base nos autores Aquino (1998); Camporez (2018) e Zaluar (1997). Não existe um quadro de violência generalizado nas escolas mato-grossenses e muito menos na rede pública de ensino do município de Cáceres que imponha a presença da polícia militar nas escolas.

Biografia do Autor

Maria do Horto Salles Tiellet, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012), mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) especialista em Pesquisa Educacional pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (1993) e graduada em Licenciatura em Filosofia - FFCL Imaculada Conceição agregada à Universidade Federal de Santa Maria (1985). Atualmente professora sênior da Universidade do Estado de Mato Grosso. Atua principalmente nos seguintes temas: juventude, conflito, violência, violência escolar, politicas públicas, politica educacional, educação e escola. 

Maria Aparecida Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, Mato Grosso

Professora mestra na Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, Mato Grosso, Brasil

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Publicado

2020-05-13

Como Citar

Tiellet, M. do H. S., & Silva, M. A. (2020). A presença policial no cotidiano das escolas públicas. Educação, 45(1), e43/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984644435756