A presença policial no cotidiano das escolas públicas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644435756Parole chiave:
Conflito, Cotidiano escolar, Polícia militar.Abstract
O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa, inicialmente expostos de modo parcial em evento nacional, tendo-se o objetivo de saber se os conflitos que ocorrem nos estabelecimentos de ensino do município de Cáceres exigem a presença da Polícia Militar (PM) no seu cotidiano. Neste estudo foram utilizados fonte documental, sites de jornais de circulação estadual e local, sites oficiais do governo do estado de Mato Grosso e dados quantitativos da Policia Militar sobre as ocorrências/chamadas policiais pelas escolas da rede pública de Cáceres. Caracterizam-se as principais manifestações que ocorrem no interior e no entorno das escolas, com base nos autores Aquino (1998); Camporez (2018) e Zaluar (1997). Não existe um quadro de violência generalizado nas escolas mato-grossenses e muito menos na rede pública de ensino do município de Cáceres que imponha a presença da polícia militar nas escolas.
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