Escolarização indígena Mebengokre Kayapó Gorotire

Autores

  • Leni Barbosa Feitosa Secretaria Estadual de Educação do Pará e Secretaria Municipal de Educação de Redenção-PA
  • Idemar Vizolli Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435043

Palavras-chave:

Mebengokre Gorotire, Processo de escolarização, Educação escolar indígena

Resumo

O presente artigo resulta da pesquisa que trata da educação escolar indígena com objetivo de deslindar o processo de escolarização dos Mẽbêngôkre Gorotire, comunidade indígena localizada no município de Cumaru do Norte, sul do estado do Pará, à luz da História Oral Temática, com 14 participantes, sendo 9 Mẽbêngôkre e 5 não indígenas, e análise documental constituída no âmbito municipal e estadual. A escolarização dos Mẽbêngôkre  Gorotire é recente, principiada em 1973, pela Missão Evangélica do Brasil e operacionalizada por vários agentes sociais, Fundação Nacional do Índio, Summer Institute of Linguistics, garimpeiros, madeireiros, Associação Floresta Protegida e os próprios Gorotire, sendo atualmente gerenciada técnica, administrativa e pedagogicamente pela Prefeitura Municipal de Cumaru do Norte-PA, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Estadual de Educação do Pará. O processo escolar dessa comunidade indígena se apresenta em contextos educacionais contemporâneos, todavia com vivências que a alicerçaram por muitos anos numa perspectiva instrutiva integracionista e que a pouco tempo andarilha no vislumbre de concebê-la no âmago da autonomia e reafirmação de sua identidade, sobretudo por meio de ressignificações estabelecidas pelos próprios Gorotire.

Biografia do Autor

Leni Barbosa Feitosa, Secretaria Estadual de Educação do Pará e Secretaria Municipal de Educação de Redenção-PA

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) (2016-2018), Especialista em Educação do Campo pela Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2011) e Especialista em Biologia/Entomologia pela Universidade Federal de Lavras- MG (2004), Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Pará (2016) e graduação em Licenciatura em Ciências Naturais – com Habilitação em Física pela Universidade do Estado do Pará (2003). Há 15 anos atua como Professora AD4 na Secretaria Estadual de Educação SEDUC/PA - Departamento de Educação do Campo da 15ª Unidade Regional de Educação/Conceição do Araguaia e a 13 anos na Secretaria Municipal de Educação do Município de Redenção-PA. Atuando principalmente nas seguintes temáticas: Educação Escolar Indígena, Educação do Campo no Estado do Pará - Sistema de Organização Modular de Ensino-SOME e Doenças Tropicais das Populações Amazônicas

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Ciências Naturais pela UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Matemática pela UnC - Universidade do Contestado (1997), Mestrado em Educação pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutorado em Educação pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins, professor e orientador nos Programas de Mestrado Acadêmico em Educação e Profissional em Matemática; Coordenador estadual da REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - Doutorado. Coordenador estadual do PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, saberes e fazeres em contextos socioculturais, Proporção-porcentagem, ideias matemáticas, fração, registro de representação semiótica; Educação do Campo; Educação de Jovens e Adultos

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Publicado

2019-03-12

Como Citar

Feitosa, L. B., & Vizolli, I. (2019). Escolarização indígena Mebengokre Kayapó Gorotire. Educação, 44, e25/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644435043

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