Formação política via autoeducação no movimento hiphop: experiências de rappers ativistas no Brasil

Autores

  • Bráulio Roberto de Castro Loureiro Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644434976

Palavras-chave:

Formação Política, Autoeducação, Rap

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a formação política de rappers ativistas no Brasil. Rappers são compositores e cantores do gênero musical rap, um dos quatro elementos do hip-hop, movimento artístico-cultural surgido no gueto novaiorquino na década de 1970. Não raramente esses artistas extrapolam as fronteiras da música e se dedicam a atividades assistenciais, culturais e políticas direcionadas às populações de seus bairros e da periferia urbana de modo geral. Considerando que esses sujeitos, em geral, vivem em precárias condições socioeconômicas, têm conturbadas histórias de vida e contam com níveis de escolaridade baixos e medianos, cabe investigar o modo pelo qual se formam politicamente. Sustenta-se, aqui, a existência de uma dinâmica autoeducativa no âmbito do movimento hip-hop. Processo que contribuiria decisivamente para a educação política de rappers, uma vez que estes localizam a) na audição da música rap, b) na composição do seu próprio rap e c) nas vivências no interior do movimento hip-hop momentos-chave da constituição de sua visão de mundo. Produções musicais e atividades político-culturais promoveriam, assim, momentos significativos de reflexão sobre a condição social de negros e pobres no Brasil. Mediante pesquisa etnográfica, foram reunidos materiais oriundos de entrevistas individuais, diálogos informais, letras musicais e observação de atividades e situações que tiveram a participação de rappers ativistas da cidade de Marília-SP. Letras musicais e entrevistas registradas em sites, revistas e documentários também compuseram um conjunto de informações sobre o ativismo e a formação política de rappers de outras cidades e regiões brasileiras.

Biografia do Autor

Bráulio Roberto de Castro Loureiro, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão

Professor na Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão

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Publicado

2019-08-07

Como Citar

Loureiro, B. R. de C. (2019). Formação política via autoeducação no movimento hiphop: experiências de rappers ativistas no Brasil. Educação, 44, e59/ 1–29. https://doi.org/10.5902/1984644434976

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua