Cenas de práticas de ensino de matemática em narrativas de futuras professoras
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644434090Palavras-chave:
Narrativas autobiográficas, Ensino de matemática, Formação dos professores dos anos iniciaisResumo
Este texto tem como objetivo discutir como um contexto de produção de narrativas autobiográficas possibilitou a emergência de cenas vividas por futuras professoras, alunas na disciplina de Fundamentos e Metodologia de Matemática de um curso de Pedagogia numa instituição privada no interior do estado de São Paulo, sobre os modos de ensinar e aprender matemática. A disciplina foi ministrada por uma das autoras. O texto apoia-se nos estudos autobiográficos, que consideram as produções de narrativas como práticas de autoformação. O material para análise consistiu de 84 narrativas produzidas ao longo de um semestre. Realizou-se uma análise interpretativa dessas produções, buscando a construção de cenas de escolarização. Para este texto são apresentadas duas delas: cenas sobre os modos de ensinar matemática e cenas sobre a visão de matemática e o seu papel na sociedade. Os indícios encontrados apontam para a manutenção de metodologias de ensino de matemática, já denunciadas na literatura, como: procedimentos tecnicistas e autoritarismo do professor. Tais resultados sinalizam o quanto as reformas curriculares não chegam às salas de aula da educação básica.
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