Cenas de práticas de ensino de matemática em narrativas de futuras professoras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644434090

Palabras clave:

Narrativas autobiográficas, Ensino de matemática, Formação dos professores dos anos iniciais

Resumen

Este texto tem como objetivo discutir como um contexto de produção de narrativas autobiográficas possibilitou a emergência de cenas vividas por futuras professoras, alunas na disciplina de Fundamentos e Metodologia de Matemática de um curso de Pedagogia numa instituição privada no interior do estado de São Paulo, sobre os modos de ensinar e aprender matemática. A disciplina foi ministrada por uma das autoras. O texto apoia-se nos estudos autobiográficos, que consideram as produções de narrativas como práticas de autoformação. O material para análise consistiu de 84 narrativas produzidas ao longo de um semestre. Realizou-se uma análise interpretativa dessas produções, buscando a construção de cenas de escolarização. Para este texto são apresentadas duas delas: cenas sobre os modos de ensinar matemática e cenas sobre a visão de matemática e o seu papel na sociedade. Os indícios encontrados apontam para a manutenção de metodologias de ensino de matemática, já denunciadas na literatura, como: procedimentos tecnicistas e autoritarismo do professor. Tais resultados sinalizam o quanto as reformas curriculares não chegam às salas de aula da educação básica.

Biografía del autor/a

Denise Filomena Bagne Marquesin, Faculdades Anhanguera de Jundiaí

Licenciada em Matemática, Mestra em Educação e Doutora em Educação Matemática.

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco-USF

Licenciada em Matemática, Mestra e Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco.

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Publicado

2019-02-07

Cómo citar

Marquesin, D. F. B., & Nacarato, A. M. (2019). Cenas de práticas de ensino de matemática em narrativas de futuras professoras. Educación, 44, e5/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644434090

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua