<b> Quem é seu melhor professor universitário e por quê? características do bom professor universitário sob o olhar de licenciandos </b>

Autores

  • Graziela Giusti Pachane UFTM

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464442926

Palavras-chave:

University teaching, Teaching education courses, University teachers.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464442926

 

A presente pesquisa objetiva analisar a percepção de alunos de diferentes cursos de licenciatura de uma universidade de Minas Gerais a respeito das características do bom professor universitário. Conduzida a partir de dados levantados para elaboração de um trabalho de conclusão de uma disciplina de graduação, o estudo foi ampliado e incorporado a um projeto mais amplo, que visa analisar questões relativas à pedagogia universitária. Tendo por base estudos realizados por pesquisadores nacionais e internacionais acerca da formação pedagógica e do trabalho do professor universitário, foram analisados os dados obtidos a partir do questionário criado para conhecer quem eram os melhores professores na visão dos licenciandos e por que razão eles se distinguiam. Os resultados apontam para a importância da didática, do bom relacionamento pessoal com os alunos, do domínio aprofundado do conteúdo, das habilidades de comunicação e da preocupação com a aprendizagem dos estudantes como os fatores que se sobressaem na caracterização dos bons professores universitários, segundo a percepção destes licenciandos. Abrem, ainda, oportunidade a uma série de questionamentos, muitos deles acerca do papel desses professores, por sua vez formadores de formadores.

Biografia do Autor

Graziela Giusti Pachane, UFTM

Formada em Letras, Doutora em Educação, Professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Departamento de Educação.

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Publicado

2012-05-09

Como Citar

Pachane, G. G. (2012). <b> Quem é seu melhor professor universitário e por quê? características do bom professor universitário sob o olhar de licenciandos </b>. Educação, 37(2), 307–320. https://doi.org/10.5902/198464442926

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua