Compreensões sobre a prática pedagógica do professor: o lúdico na hora do conto

Autores

  • Adriana Del Rosario Pineda Robayo I.E. Normal Superior Nuestra Señora de Fátima. Universidad del Atlántico
  • Vera Lucia Felicetti Universidade La Salle, Canoas, Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0001-6156-7121

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644428323

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Lúdico, Hora do conto

Resumo

Na atualidade, a reflexão pedagógica sobre educação, parece apontar, de diferentes lugares, para o estudo do que ocorre no microcosmo da sala de aula e mais especificamente com as práticas docentes. O objetivo deste artigo é compreender a importância da inclusão de processos de apoio pedagógico por meio de estratégias lúdicas desenvolvidas na hora do conto sobre a prática pedagógica de professores. A metodologia é qualitativa e a partir da perspectiva da Análise Textual Discursiva, se questiona sobre a reflexibilidade de quatro professores de uma escola pública de Porto Alegre no Brasil. Estes participaram de um processo de apoio em sala de aula estruturado como parte do Projeto Biblioteca Viva: espaço de apoio ao ensino e aprendizagem. Os resultados mostram que o apoio educacional, por meio de interações lúdicas se  consolidada como espaço altamente valorizado pelos professores, na medida em que facilita, de uma forma prática e experimental, o resignificar, o reaprender, o lembrar-se e observar suas práticas de ensino, tanto em uma dimensão pessoal e de autoconhecimento como também de uma forma interativa, relacional e potencializadora para a aprendizagem de seus alunos.

Biografia do Autor

Adriana Del Rosario Pineda Robayo, I.E. Normal Superior Nuestra Señora de Fátima. Universidad del Atlántico

Post-doctorado  em Educação Universidad de La Salle-UNILASALLE con beca PNPD/CAPES-Brasil.

Vera Lucia Felicetti, Universidade La Salle, Canoas, Rio Grande do Sul

Pós-doutorado em Educação na Universidade de Maryland - College Park - Estados Unidos

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Publicado

2018-07-09

Como Citar

Robayo, A. D. R. P., & Felicetti, V. L. (2018). Compreensões sobre a prática pedagógica do professor: o lúdico na hora do conto. Educação, 43(3), 393–412. https://doi.org/10.5902/1984644428323

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