Compreensões sobre a prática pedagógica do professor: o lúdico na hora do conto
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644428323Palavras-chave:
Prática pedagógica, Lúdico, Hora do contoResumo
Na atualidade, a reflexão pedagógica sobre educação, parece apontar, de diferentes lugares, para o estudo do que ocorre no microcosmo da sala de aula e mais especificamente com as práticas docentes. O objetivo deste artigo é compreender a importância da inclusão de processos de apoio pedagógico por meio de estratégias lúdicas desenvolvidas na hora do conto sobre a prática pedagógica de professores. A metodologia é qualitativa e a partir da perspectiva da Análise Textual Discursiva, se questiona sobre a reflexibilidade de quatro professores de uma escola pública de Porto Alegre no Brasil. Estes participaram de um processo de apoio em sala de aula estruturado como parte do Projeto Biblioteca Viva: espaço de apoio ao ensino e aprendizagem. Os resultados mostram que o apoio educacional, por meio de interações lúdicas se consolidada como espaço altamente valorizado pelos professores, na medida em que facilita, de uma forma prática e experimental, o resignificar, o reaprender, o lembrar-se e observar suas práticas de ensino, tanto em uma dimensão pessoal e de autoconhecimento como também de uma forma interativa, relacional e potencializadora para a aprendizagem de seus alunos.Referências
ANTOLÍ, Victor. A didática como espaço e área do conhecimento: fundamentação teórica e pesquisa didática. Didática e interdisciplinaridade. São Paulo: Papirus, 2008.
CALLEGARY, Marilete Cardoso; DA SILVA, Frantiele Santos. Formar professores para brincar: uma leitura do projeto Brincasol. V SEMANA DA PEDAGOGIA, 2012, Bahia. Anais da Semana de Pedogogia. Vol 1, No 1. Jequié, 2012.
CARDOSO, Marilete. Baú de memórias: representações de ludicidade de professores de educação infantil. Dissertação de mestrado (Educação). 170f. Bahia, Universidade Federal da Bahia, 2008.
COLLINS, Rives; COOPER, Pamela J. The power of story: teaching through storytelling. 2. ed. Illinois: Waveland Press, 2005.
DAILEY, Sheila. Tales as tools: the power of story in the classroom. National Storytelling Association. Tennessee: National Storytelling Press, 1994.
FORTUNA, T. Formando professores na universidade para brincar. In: SANTOS, S. M. P.(Org.) A ludicidade como uma ciência. Petrópolis: Vozes, 2001.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O jogo como elemento na cultura. São Paulo: Perspectiva, 2002.
HERRERA, Mariela. Relación cuerpo juego disciplina y educación. Revista Zona Proxima. Revista del Instituto de estudios en Educación de la Universidad del Norte. No. 17. Barranquilla: Ediciones Uninorte, 2012.
IFLA/UNESCO. Diretrizes da IFLA/UNESCO para bibliotecas escolares. (2006). Tradução em Língua Portuguesa (Portugal) por Maria José Vitorino Vila Franca de Xira. Disponível em: <http://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/school-library-guidelines/school-library-guidelines-pt.pdf>. Acesso em: 09 de jun. 2017.
KISHIMOTO, Tikuzo. Jogos Infantis: o jogo, a criança e a educação. (1993). 11ª Ed. Petrópolis, Vozes.
LUCKESI, Cipriano. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. (2000). Disponível em: <http://www.luckesi.com.br/artigoseducacaoludicidade.htm>. Acesso em: 21 de novembro de 2016.
MARTINEZ, Miguel. Ciencia y arte en la metodología cualitativa. Ciudad de Mexico: Editora Trillas Mexico, 2006.
MARTÍNEZ, Alba. El desarrollo profesional docente y la mejora de la escuela. En: Velaz & Vaillant Coordinadoras. Aprendizaje y desarrollo profesional docente. Madrid: Fundación Santillana, 2009.
MEDINA, Antonio. Didactica: Formacion Basica para profesionales de la educación. Madrid: Editorial Universitas, 2009.
MORAES, Roque; GALIAZZI Carmen. Análise textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.
NÓVOA, Antonio. Profesores: ¿el futuro aún tardará mucho tiempo? En: Velaz & Vaillant Coordinadoras Aprendizaje y desarrollo profesional docente. Madrid: Fundación Santillana, 2007.
PIMENTA, Selma. Docencia no ensino superior. São Paulo: Cortez Editora, 2014.
ROSSONI, Janaina Cé. A contação de histórias como possibilidade educativa: análise de dissertações e teses produzidas no contexto brasileiro. (2013). Dissertação de mestrado (Educação). 160f. Canoas, Centro Universitário La Salle.
TENTI, Emilio. Reflexiones sobre la construcción social del oficio docente. En: Velaz & Vaillant Coordinadoras. Aprendizaje y desarrollo profesional docente. Madrid: Fundación Santillana, 2009.
WITTGENSTEIN, Ludwing. Tractatus Logico-Philosophicus. Madrid: Alianza, 1973.
ZAMBRANO, Armando. Descripción y análisis de los discursos de las Ciencias de la Educación en Francia. Final doctoral thesis UD3285HED8001. Honolulu: Atlantic International University, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________