Investigando a provocação entre pares

Carolina Aragão Escher Marques, Lívia Maria Ferreira da Silva, Mariana Tavares de Almeida Oliveira, Telma Pileggi Vinha

Resumo


A provocação é um conflito peculiar, conceituado pela união da agressão e do humor, o que lhe confere um caráter de ambiguidade. Esse estudo, baseado nos pressupostos piagetianos, objetivou investigar as características das provocações vivenciadas por 250 alunos de 3 a 14 anos, de 6 escolas públicas do interior do estado de São Paulo. Buscou-se identificar as estratégias empregadas e as finalizações decorrentes. Foram realizadas 370 horas de observação sistemática e utilizou-se recursos qualitativos e quantitativos de análise. Os resultados indicaram que as características do desenvolvimento interferem na vivência da provocação. Apesar de ser frequente em todas faixas etárias, vai se tornando predominante com o desenvolvimento, sendo cada vez mais verbal e com mais marcas de insinuações. A quantidade das provocações interssexuais aumenta entre os jovens, já fortemente permeadas pela sexualidade. Em todas as faixas etárias, são utilizadas mais estratégias de revide e, ao final, as provocações são simplesmente, abandonadas.


Palavras-chave


provocação, conflitos interpessoais, desenvolvimento

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