Inclusão: concepções dos docentes da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Autores

  • Márcia Miranda Silveira Bello
  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/Bauru- SP
  • Job Antonio Garcia Ribeiro Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM - Campus Universitário de Iturama- MG

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644426374

Palavras-chave:

REDEFOR, Formação continuada, Inclusão escolar

Resumo

Atualmente, respeitar as diferenças e promover a inclusão são temas frequentes nas mais variadas esferas, dentre elas a educacional. Nesse contexto, o termo inclusão tem assumido múltiplos enfoques originando diferentes práticas educacionais por quem objetiva promovê-la. O objetivo do presente trabalho foi analisar a compreensão que os docentes da Rede Estadual de Educação de São Paulo têm desse conceito. Os dados foram coletados por meio de narrativas elaboradas pelos docentes durante um curso de formação continuada oferecido por meio do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (REDEFOR). Os principais resultados apontam para a necessidade de se superar uma visão homogeneizante da educação que considera que apenas os alunos com deficiência são diferentes dos demais, e na qual a inclusão se destinaria a esse público.

 

Biografia do Autor

Márcia Miranda Silveira Bello

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Estadual Paulista, Julio de Mesquita Filho, UNESP - Campus de Bauru/SP. Especialista em Organização Pedagógica da Escola com ênfase em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Mestre em Docência para a Educação Básica da Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho UNESP - Campus Baurur/SP. Membro do Grupo de pesquisa "A inclusão da pessoa com deficiência, TGD/TEA ou superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento". vinculado à Universidade Estadual Paulista, Julio de Mesquita Filho, UNESP - Campus de Bauru/SP. 

Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/Bauru- SP

Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou em 2012 Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá- Espanha, a partir do qual defendeu sua Livre docência em Educação Inclusiva em 2014. Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Educação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa em Docência para a Educação Básica, da FC/ UNESP- Bauru. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial e continuada de professores (nas modalidades presencial, semipresencial e EAD), prática de ensino, inclusão escolar e avaliação educacional. Líder do Grupo de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento e membro do Observatório Nacional de Educação Especial, ambos cadastrados no CNPQ. Presidente da comissão organizadora do I,II,III,IV e V Congresso Brasileiro de Educação da UNESP de Bauru. Coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas em parceria com o Ministério da Educação de 2008 a 2013. Coordenadora do Curso de Especialização da Educação Especial do Redefor, em parceria com SEE/SP.

Job Antonio Garcia Ribeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM - Campus Universitário de Iturama- MG

Formado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UNESP, campus Bauru-SP. Mestre e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, da mesma instituição. Atualmente exerce o cargo de Professor do Magistério Superior junto à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), no campus Universitário de Iturama-MG. Atua nas seguintes áreas: Ensino de Ciências e Biologia, Educação Ambiental, Meio Ambiente, História e Filosofia da Ecologia, Aprendizagem Cooperativa, e Espaços não formais de Ensino. Possui experiência no Ensino Superior em Cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas, tendo exercido os cargos de Professor Bolsista, Educador/Tutor e Professor Substituto em Instituições como UNESP (Bauru-SP), USP (Polo EaD em Jaú-SP) e UFSCar (São Carlos-SP).

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Publicado

2017-12-28

Como Citar

Bello, M. M. S., Capellini, V. L. M. F., & Ribeiro, J. A. G. (2017). Inclusão: concepções dos docentes da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Educação, 42(3), 689–704. https://doi.org/10.5902/1984644426374

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua