A tríade educação, escola e religião na constituição de sujeitos jovens e infantis
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644426249Palavras-chave:
Infância, Juventude, Educação.Resumo
O estudo assume como escopo de análise a problematização sobre o papel da tríade educação, escola e religião na articulação do projeto moderno de constituição de novos sujeitos. Tal empreendimento ancora-se aos referenciais dos Estudos Culturais em Educação e suas possíveis aproximações às discussões foucaultianas. A partir do levantamento bibliográfico e análise sobre discursos, infere que a crescente racionalização dos modos de governar tomando como instrumento a educação produz condições para separação das noções de infância e juventude, sobretudo a partir da paulatina separação de classes presentes na escola moderna. A busca de constituição dos sujeitos também passava pelo fórum religioso, o qual lançou mão de uma série de estratégias para este fim, e que excetuando especificidades, também estava articulado às concepções que se formavam junto ao Estado Moderno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________