<b>Organização do trabalho pedagógico e Educação do Campo</b>

Autores

  • Fernando José Martins Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Rural Education, School Organization, Emancipation.

Resumo

O presente artigo vem indicar alguns elementos que constituem a organização do trabalho pedagógico específica das escolas e da educação do campo. Para realizar tal propósito, inicialmente, faz-se uma discussão sobre a especificidade da educação do campo e, ao se afirmar tal premissa, evidencia-se também o processo de construção dessa educação do campo até sua inserção nos documentos legais da área educacional. Distingue-se a consolidação dessa modalidade educativa, mostrando que a mesma está vinculada aos interessados diretos, ou seja, os sujeitos do campo. Após tais considerações, o texto se encaminha para questões inerentes à organização das unidades escolares, buscando evidenciar elementos que dão sustentação para a implantação operacional da educação do campo. Vale salientar que não é somente a adoção de algumas práticas educativas que garantem a consolidação da educação do campo. Ela é perpassada pela identidade camponesa, por um projeto de sociedade e por um rol de práticas coletivas. Conclusivamente, é necessário destacar que, seja como atividade meio ou como atividade fim, a educação do campo é uma categoria que se destaca em sua particularidade justamente por possuir um projeto contra-hegemônico e popular, sustentado pelos sujeitos sociais que a constitui.

Palavras-chave: Educação do Campo. Organização Escolar. Emancipação

Downloads

Como Citar

Martins, F. J. (2008). <b>Organização do trabalho pedagógico e Educação do Campo</b>. Educação, 33(1), 93–107. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/21

Edição

Seção

Dossiê: Educação no Campo