Movimento Roraimeira: contribuições interculturais e antropofágicas ao ensino de artes no estado de Roraima

Autores

  • Ivete Souza da Silva Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima
  • Clarisse Martins dos Santos Universidade Federal de Roraima (UFRR)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644420312

Palavras-chave:

Educação Intercultural, Ensino de Artes, Movimento Roraimeira

Resumo

Este artigo é resultante de uma pesquisa de Iniciação Científica que teve como principal objetivo investigar as possíveis contribuições do processo antropofágico contido no Movimento Roraimeira para o ensino das artes no estado de Roraima, numa perspectiva intercultural de educação. Tal proposta surge da necessidade de se pensar uma educação voltada às particularidades do estado, tendo em vista a diversidade cultural presente em sua constituição, bem como, a precária qualificação profissional dos professores(as) atuantes no ensino de artes, os quais, em grande maioria não possuem formação na área. A pesquisa possui caráter bibliográfico onde foram analisadas as produções culturais do Movimento Roraimeira -1988 a 2000 -, e discutidas com base em autores do campo da educação, do ensino de artes, da intercultura e da Antropofagia Cultural Brasileira.

Biografia do Autor

Ivete Souza da Silva, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Efetiva do Curso de Artes Visuais da UFRR.Líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa CRUVIANA: Educação, Arte e Intercultura.

Clarisse Martins dos Santos, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Acadêmica do Curso de Artes Visuais da UFRR. Bosista PIC-CNPq.

Downloads

Publicado

2016-07-21

Como Citar

Silva, I. S. da, & Santos, C. M. dos. (2016). Movimento Roraimeira: contribuições interculturais e antropofágicas ao ensino de artes no estado de Roraima. Educação, 41(2), 459–470. https://doi.org/10.5902/1984644420312

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua