<b>O currículo e escolas do campo: questões político-pedagógicas em superação</b>

Autores

  • Clésio A. Antonio Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Palavras-chave:

School Curriculum, Education in the Countryside, School in the Countryside.

Resumo

O texto discute o trabalho escolar a partir do processo de seleção, organização e ensino do conhecimento escolar, tendo como enfoque central as questões relativas ao currículo escolar em escolas do campo, pelo qual apresentam-se algumas problemáticas de ordem organizacional ao processo pedagógico. Discutimos que a organização do currículo escolar, orientado pela lógica disciplinar de organização das práticas pedagógicas, funda-se por um modelo curricular estandardizado ao trabalho escolar, com seus reflexos no ensino dos conhecimentos escolares e na organização da prática pedagógica dos professores em escolas do campo. Esse modelo é apresentado na sua origem de escolarização moderna e urbana de massa, que se expande às escolas do campo, manifestando algumas contradições à dinâmica curricular das escolas com tais especificadas contextuais. Buscamos trazer essas questões de ordem político-pedagógicas como uma contribuição às reflexões educacionais suscitadas pelo movimento “Por uma Educação do Campo”, como foro social reivindicatório de uma educação que leve em consideração a realidade sociocultural do campo. Esse movimento, portanto, é situado como um âmbito sócio-educativo para uma discussão sobre movimentos de reorganizações curriculares com escolas do campo.

Palavras-chave: Currículo Escolar. Educação do Campo. Escola do Campo.

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Como Citar

Antonio, C. A. (2008). <b>O currículo e escolas do campo: questões político-pedagógicas em superação</b>. Educação, 33(1), 73–92. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/20

Edição

Seção

Dossiê: Educação no Campo