Transferir tecnologia para outros espaços escolares

Ángel San Martin Alonso, José Peirats Chacón

Resumo


O modelo de transferência de tecnologia oferece uma visão da análise das inovações geradas por esses processos na organização dos centros escolares como destinatários da tecnologia. Os dados estudados decorrem de investigação atualmente em curso em doze (12) territórios autônomos espanhóis sobre o Programa Escola 2.0. Nesta fase estamos realizando a estatística descritiva e referências de algumas entrevistas e observações em centros docentes participantes do Programa “Centros Educativos Inteligentes”. Dos primeiros resultados adiantamos que no sistema escolar segue-se um padrão de transferência singular: alta dependência da administração educativa, maior ênfase na habilidade do que no conhecimento e, finalmente, escassa formação prévia do centro receptor.


Palavras-chave


Transferência de tecnología; Organização escolar; Políticas; Inovação tecnológica.

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DOI: https://doi.org/10.5902/1984644417555

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ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

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