Luz, câmera e educAÇÃO: o cinema em contextos educacionais

Lorena Ladico Trindade, Paula Cristina Medeiros Rezende

Resumo


Este trabalho busca uma interlocução com a produção científica, publicada nos últimos dez anos, circunscrita à temática: cinema, infância, educação e psicologia, procurando elucidar o modo como os profissionais que trabalham com crianças têm articulado o cinema como estratégia de intervenção. Em um total de sessenta e dois artigos levantados, verificou-se que contemplavam parcialmente a temática investigada e que nenhum deles tratava do “fazer cinema” como ação fundamental em projetos educacionais para a infância. Assim, foram selecionados para análise dois desses trabalhos, por caracterizarem intervenção e utilizarem o cinema como estruturante de oficinas. Concluímos que o cinema parece estar fora de cena quando se trata de seu uso como disparador de processos emancipatórios; como um elemento que engendra movimentos de desnaturalização de papéis dados socialmente; e como elemento que provoca o questionamento de nossas suposições.


Palavras-chave


Cinema; Infância; Psicologia.

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DOI: https://doi.org/10.5902/1984644417378

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ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

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