Collegio allemão de Pelotas-1923: cultura escolar e Deutschtum

Autores

  • Maria Angela Peter da Fonseca Universidade Federal de Pelotas
  • Elomar Antonio Callegaro Tambara Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644415989

Palavras-chave:

Collegio Allemão de Pelotas, Relatório Escolar de 1923, Cultura Escolar

Resumo

Neste artigo contemplam-se especificidades da cultura escolar em um colégio teuto-brasileiro urbano, na década de 1920, em Pelotas, Rio Grande do Sul. A pesquisa foi realizado de forma quanti-qualitativa, bibliográfica, documental e por meio de entrevista, privilegiando um aspecto descritivo, cuja fonte principal é o Relatório Escolar do Collegio Allemão de Pelotas de 1923. Através da análise de cinco tabelas apreendem-se dados relevantes de práticas culturais, desenvolvidas por um corpo docente masculino e feminino, direcionadas a um corpo discente misto, de descendentes de teuto-brasileiros, com a elaboração de um currículo ministrado 60% em língua alemã, indicador da salvaguarda de um capital cultural denominado Deutschtum por meio da instituição escolar em tempos de Nacionalização do Ensino no Brasil, conjugando memória étnica com os valores emergentes da cidadania brasileira.

Biografia do Autor

Maria Angela Peter da Fonseca, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda PPGE Educação Faculdade de Educação Universidade Federal de Pelotas Área Filosofia e História da Educação

Elomar Antonio Callegaro Tambara, Universidade Federal de Pelotas

Professor Pós-Doutor PPGE Educação Faculdade de Educação Universidade Federal de Pelotas Depto. Fundamentos da Educação - Área História da Educação

Downloads

Publicado

2016-02-25

Como Citar

Fonseca, M. A. P. da, & Tambara, E. A. C. (2016). Collegio allemão de Pelotas-1923: cultura escolar e Deutschtum. Educação, 1(1), 53–66. https://doi.org/10.5902/1984644415989

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)