O discurso pedagógico na ditadura militar: Educação Moral e Cívica & currículo escolar

Autores

  • Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Campus pelotas
  • Alexandre Kerson de Abreu Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Campus pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644415972

Palavras-chave:

Discurso pedagógico, Análise de discurso, Currículo, Educação Moral e Cívica

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar, a partir de uma abordagem qualitativa, o funcionamento do discurso pedagógico utilizado na disciplina de Educação Moral e Cívica, implantada nas escolas brasileiras durante o regime militar. Para isso, será realizado um estudo de caso sobre um dos livros didáticos utilizados na época: “Educação Moral e Cívica”, dos autores Otto Costa, Felipe N. Moschini e José C. Paixão. Por meio da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, procuraremos mostrar os efeitos de sentido produzidos pelo sujeito discursivo e seu interlocutor, observando as diferentes formações discursivas presentes, o processo de interpelação do sujeito pela ideologia e o conceito de interdiscurso/memória discursiva.

Biografia do Autor

Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Campus pelotas

licenciada em Pedagoga, Supervisora Escolar e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista UNESP Araraquara. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Graduação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Pelotas; coordena a Coordenadoria de Apoio Pedagógico, coordena o Curso de Pós-Graduação em Educação, modalidade EaD, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Membro da Câmara de Ensino do IFSul-campus Pelotas, Professora das disciplinas Teorias Linguísticas e Língua e Sociedade do Curso de pós-graduação Lato Sensu em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias, professora da disciplina Produção textual do Curso de Bacharelado em Designer. Integra o corpo docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense/IFSul; Membro da CPA local, Líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa (GP) Discurso Pedagógico; Pesquisadora do GP em Fonologia do Português: Arcaico & Brasileiro da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e GP em Linguagens Verbais, Visuais e Tecnologia - IFSUL..

Alexandre Kerson de Abreu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Campus pelotas

Mestrando em Educação e Tecnologia no Instituto Federal Sul-rio-grandense/câmpus Pelotas. Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Ribeirão Preto (1998) e graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (2006). Especialista pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense em Linguagens Verbais, Visuais e suas Tecnologias (2012). Primeiro jornalista concursado da história do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Tem experiência na área de Assessoria de Imprensa, Marketing e Análise de Discurso.

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Publicado

2016-07-21

Como Citar

Rostas, M. H. S. G., & Abreu, A. K. de. (2016). O discurso pedagógico na ditadura militar: Educação Moral e Cívica & currículo escolar. Educação, 41(2), 387–398. https://doi.org/10.5902/1984644415972

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua