Contradições nas políticas educacionais: garantia de aprendizagem ou manutenção da exclusão?
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644415470Palavras-chave:
Ampliação da Jornada, Correção do fluxo, Políticas Públicas.Resumo
À luz de uma perspectiva crítica de psicologia e educação que considera que os problemas educacionais possuem raízes históricas forjadas no bojo de uma sociedade desigual, este texto discute o dualismo de políticas públicas educacionais implantadas na rede estadual em Rondônia que, por um lado, propõem a ampliação da jornada escolar aos estudantes do ensino regular e, de outro, oferece a uma parcela dos estudantes percursos cada vez mais aligeirados sob a justificativa de “correção do fluxo escolar”. As discussões foram construídas a partir de resultados de diferentes pesquisas que permitem problematizar as situações de inclusão/exclusão vividas por crianças e adolescentes à luz das políticas públicas implantadas nesse contexto as quais têm investido cada vez menos em aprendizagens transformando a escola em instituição de proteção e assistência social.
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