O método como conteúdo: o ensino de história com fontes patrimoniais
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644415169Palavras-chave:
Educação Histórica, Literacia Histórica, Patrimônio Histórico.Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com alunos da 3ª série do ensino médio de um colégio de Matinhos/PR em 2013. Partindo da concepção proposta por Zaragoza (1989) que a inserção do método histórico como conteúdo é fator indispensável a uma aprendizagem histórica significativa, optou-se por utilizar fontes patrimoniais em sala de aula objetivando o desenvolvimento da consciência histórica dos alunos (RÜSEN, 2001). A metodologia de ensino foi a Aula Oficina (BARCA, 2004) em que o professor é caracterizado como o organizador das atividades problematizadoras e os alunos agentes de sua própria formação. Os resultados acendem um método para a utilização de fontes primárias no ensino onde o patrimônio é posto em evidência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________