O método como conteúdo: o ensino de história com fontes patrimoniais

Autores

  • Evandro Cardoso do Nascimento Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644415169

Palavras-chave:

Educação Histórica, Literacia Histórica, Patrimônio Histórico.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com alunos da 3ª série do ensino médio de um colégio de Matinhos/PR em 2013. Partindo da concepção proposta por Zaragoza (1989) que a inserção do método histórico como conteúdo é fator indispensável a uma aprendizagem histórica significativa, optou-se por utilizar fontes patrimoniais em sala de aula objetivando o desenvolvimento da consciência histórica dos alunos (RÜSEN, 2001). A metodologia de ensino foi a Aula Oficina (BARCA, 2004) em que o professor é caracterizado como o organizador das atividades problematizadoras e os alunos agentes de sua própria formação. Os resultados acendem um método para a utilização de fontes primárias no ensino onde o patrimônio é posto em evidência.

Biografia do Autor

Evandro Cardoso do Nascimento, Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral

Professor de História da Secretaria Estadual de Educação do Paraná, mestrando em Desenvolvimento Territorial Sustentável pela UFPR - Setor Litoral. Atua de 2009 com projetos de educação patrimonial no Litoral do Paraná e é autor do Livro Educação Patrimonial: perspectivas da educação histórica

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Publicado

2014-12-24

Como Citar

Nascimento, E. C. do. (2014). O método como conteúdo: o ensino de história com fontes patrimoniais. Educação, 40(1), 169–182. https://doi.org/10.5902/1984644415169

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua