A dialógica da performance e da Pedagogia

Arthur J. Sabatini

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/1984644414779

O presente texto discorre sobre a relação entre performance e pedagogia, buscando compreender a pedagogia como um gênero específico de performance. Isso posto, o trabalho procura responder as seguintes questões: que tipologia de discursos opera em situações pedagógicas? Qual é a relação entre o estudante e o professor? Quem ensina? Que tipos de conhecimento e formas de interpretação existem e estão sendo criados no contexto do ensino dos estudos da performance (histórica e sócio-ideologicamente)? Os conceitos e o léxico de Bakhtin constituem, por sua vez, mais que ferramentas metodológicas para a compreensão do ensino como performance; eles são, por assim dizer, a substância e o estilo de uma determinada forma de praticar e pensar o ensino.


Palavras-chave


Pedagogia; performance; dialogia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/1984644414779

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

    

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar