Gustavo Capanema: criação da Comissão Nacional de Ensino Primário
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644414245Palavras-chave:
História da Educação. Gustavo Capanema. Educação Primária.Resumo
O presente artigo tem por objetivo problematizar a situação da educação primária no Brasil e as ações desenvolvidas para sanar esse problema na história da educação brasileira, com essa finalidade investiga-se a criação da Comissão Nacional do Ensino Primário (CNEP) no Brasil no ano de 1938, período em que Gustavo Capanema Filho (1900-1985), político e intelectual brasileiro, esteve à frente do Ministério da Educação e Saúde, historicamente conhecido como ‘Era Vargas’. No trabalho são apresentados alguns debates e estratégias levantadas nas sessões da Comissão. Destaca-se que a formação do indivíduo, por meio da educação, foi considerada o motor para a ordem e o progresso da nação no contexto analisado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________