Repercussões da prática educativa no autocuidado e manejo do Diabetes Mellitus tipo 1 na infância
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769264013Palavras-chave:
Diabetes mellitus, Saúde da criança, Educação em saúde, Enfermagem pediátrica, Doença crônicaResumo
Objetivo: apresentar as repercussões de uma prática de educação em saúde para o autocuidado e manejo da Diabetes Mellitus tipo 1 entre crianças. Método: estudo qualitativo com grupo focal e descrição do perfil glicêmico das crianças. As atividades de educação em saúde, lúdica e com cartilha educativa, foram desenvolvidas com quatro crianças com diabetes e seus familiares, em ambulatório de hospital universitário. Análise de conteúdo do tipo temática. Resultados: a atividade física mostrou-se como alternativa eficaz para prática de autocuidado, porém, houve resistência à adoção de hábitos alimentares direcionados ao diabetes, relacionados ao controle glicêmico inadequado e aumento de complicações. Observou-se mudanças no manejo da doença comparando-se o antes e após as atividades educativas. Conclusões: recursos lúdicos e cartilha educativa repercutiram positivamente no manejo da família e no autocuidado da criança com Diabetes Mellitus.
Downloads
Referências
American Diabetes Association (ADA). Standards of medical care in diabetes - 2015. Diabetes Care [Internet]; 2015 [cited 2021 Apr 06];38(1):1-93. Available from: http://care.diabetesjournals.org/content/suppl/2014/12/23/38.Supplement_1.DC1/January_Supplement_Combined_Final.6-99.pdf
Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes. (2019-2020) [Internet]. Rio de Janeiro: SBD; 2019 [acesso em 2021 abr 06]. Disponível em: https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/DIRETRIZES-COMPLETA-2019-2020.pdf
Aldossary L, Snelgrove S. Knowledge and understanding of Type 1 Diabetes and its management among saudi children and adolescents. J Diabetes Mellitus. 2020;10(1):1-15. doi: 10.4236/jdm.2020.101001
Elhabashy SA, Elarab HSE, Thabet RA, Oda AS. Assessment of self-monitoring of blood glucose in type 1 diabetic children and adolescents and its influence on quality of life: practice and perspective. Gaz Egypt Paediatr Assoc. 2020;68(22):1-8. doi: 10.1186/s43054-020-00028-w
American Diabetes Association (ADA). Children and adolescents. In: Standards of Medical Care in Diabetes 2016. Diabetes Care [Internet]; 2016 [cited 2021 Apr 06];39(Suppl 1):86-93. Available from: http://care.diabetesjournals.org/content/diacare/39/Supplement_1/S86.full.pdf
La Banca RO, Ribeiro CA, Freitas MS, Freitas MAO, Nascimento LC, Monteiro OO, et al. Brinquedo terapêutico no ensino da insulinoterapia a crianças com diabetes: estudo de caso qualitativo. Rev Eletrônica Enferm. 2019;21:52591. doi: 10.5216/ree.v21.52591
Sparapani VC, Fels S, Kamal N, Nascimento LC. Estrutura conceitual para o desenvolvimento de videogames para crianças com diabetes mellitus tipo 1. Rev Latinoam Enferm. 2019;27:e3090. doi: 10.1590/1518-8345.2764.3090
Swartwout E, El-Zein A, Deyo P, Sweenie R, Streisand R. Use of gaming in self-management of diabetes in teens. Curr Diabetes Rep. 2016;16:59. doi: 10.1007/s11892-016-0754-2
Cañamero L, Lewis M. Making new “new AI” friends: designing a social robot for diabetic children from an embodied ai perspective. Int J Soc Robotics. 2016;8:523-37. doi: 10.1007/s12369-016-0364-9
Imazu MFM, Faria BN, Arruda GO, Sales CA, Marcon SS. Efetividade das intervenções individual e em grupo junto a pessoas com diabetes tipo 2. Rev Latinoam Enferm. 2015;23(2):200-7. doi: 10.1590/0104-1169.0247.2543
Batista JMF, Teixeira CRS, Becker TAC, Zanetti ML, Istilli PT, Pace AE. Conhecimento e atividades de autocuidado de pessoas com diabetes mellitus submetidas a apoio telefônico. Rev Eletrônica Enferm. 2017;19:a36. doi: 10.5216/ree.v19.42199
Assunção SC, Fonseca AP, Silveira MF, Caldeira AP, Pinho L. Conhecimento e atitude de pacientes com diabetes mellitus da Atenção Primária à Saúde. Esc Anna Nery. 2017;21(4):2-7. doi: 10.1590/2177-9465-ean-2017-0208
Toledo RF, Jacobi PR. Pesquisa-ação e educação: compartilhando princípios na construção de conhecimentos e no fortalecimento comunitário para o enfrentamento de problemas. Educ Soc. 2013;34(122):155-73. doi: 10.1590/S0101-73302013000100009
Freire P. Pedagogia do oprimido. 60ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2016.
Flick U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2013.
Tausch AP, Menold N. Methodological aspects of focus groups in health research: results of qualitative interviews with focus group moderators. Glob Qual Nurs Res. 2016;3:1-12. doi: 10.1177/2333393616630466
Bernardo LS, Fonseca LMM, Nascimento LC, Silva RLF, Sparapani VC. Você sabe o que é Diabetes Mellitus Tipo 1? Cartilha educativa sobre Diabetes Mellitus tipo 1 para a criança e sua família. São paulo: EERP-USP; 2016 [acesso em 2016 ago 20]. Disponível em: http://gruposdepesquisa.eerp.usp.br/gpecca2/wp-content/uploads/2014/06/Cartilhadiabetes1.pdf
Braun V, Clarke V, Weate P. Using thematic analysis in sport and exercise research. In: Smith B, Sparkes AC, editors. Routledge handbook of qualitative research in sport and exercise. London: Routledge; 2016. p. 191-205.
Santos KS, Ribeiro MC, Queiroga DEU, Silva IAP, Ferreira SMS. O uso de triangulação múltipla como estratégia de validação em um estudo qualitativo. Ciênc Saúde Colet. 2020;25(2):655-64. doi: 10.1590/1413-81232020252.12302018
Pacheco APF, Sande-Lee S, Sandoval RCB, Batista S, Marques JLB. Effects of a structured education program on glycemic control in type 1 diabetes. Arch Endocrinol Metab. 2017 Dec;61(6):534-41. doi: 10.1590/2359-3997000000278
Flora MC, Gameiro MGH. Autocuidado dos adolescentes com diabetes mellitus tipo 1: responsabilidade no controlo da doença. Referência. 2016;9:9-19. doi: 10.12707/RIV15024
AlHaidar AM, AlShehri NA, AlHussaini MA. Family support and its association with glycemic control in adolescents with Type 1 Diabetes Mellitus in Riyadh, Saudi Arabia. J Diabetes Res. 2020:151604. doi: 10.1155/2020/5151604
Rybak TM, Ali JS, Berlin KS, Klages KL, Banks GG, Kamody RC, et al. Patterns of family functioning and diabetes-specific conflict in relation to glycemic control and health-related quality of life among youth with Type 1 Diabetes. J Pediatr Psychol. 2017;42(1):40-51. doi: 10.1093/jpepsy/jsw071
Hermes TSV, Viera CS, Rodrigues RM, Toso BRGO, Fonseca LMM. Criança diabética do tipo 1 e o convívio familiar: repercussões no manejo da doença. Saúde Debate. 2018;42(119):927-39. doi: 10.1590/0103-1104201811911
Pennafort VPS, Queiroz MVO, Gomes ILV, Rocha MFF. Instructional therapeutic toy in the culture care of the child with diabetes type 1. Rev Bras Enferm. 2018;71(Suppl 3):1334-42. (Thematic Issue: Health of woman and child). doi: 10.1590/0034-7167-2017-0260
Cruz DSM, Collet N, Andrade EMC, Nóbrega VM, Nóbrega MML. Vivência de mães de crianças diabéticas. Esc Anna Nery [Internet]. 2017 [cited 2021 Apr 06];21(1):e2017002. Available from: https://www.scielo.br/pdf/ean/v21n1/en_1414-8145-ean-21-01-e20170002.pdf
Leite SAO, Zanim LM, Granzotto PCD, Heupa S, Lamounier RN. Pontos básicos de um programa de educação ao paciente com diabete melito tipo 1. Arq Bras Endocrinol Metab. 2008; 52(2):233-42. doi: 10.1590/S0004-27302008000200010
Alonso Martín DE, Roldán Martín MB, Álvarez Gómez A, Yelmo Valverde R, Martín-Frías M, Alonso Blanco M, et al. Impact of diabetes education on type 1 diabetes mellitus control in children. Endocrinol Nutr. 2016;63(10):536-42. doi: 10.1016/j.endoen.2016.08.012
Hawkes CP, Willi SM, Murphy KM. A structured one‐year education program for children with newly diagnosed type 1 diabetes improves early glycemic control. Pediatr Diabetes. 2019;20:460-7. doi: 10.1111/pedi.12849
Moura DJM, Moura NS, Menezes LCG, Barros AA, Guedes MVC. Development of a booklet on insulin therapy for children with diabetes mellitus type 1. Rev Bras Enferm. 2017;70(1):3-10. doi: 10.1590/0034-7167-2016-0183
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.