Enfermería en unidad de terapia intensiva: atención a los pacientes con síntomas psiquiátricos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769228915

Palabras clave:

Enfermería, Cuidados críticos, Salud mental, Unidades de terapia intensiva

Resumen

Objetivo: conocer las intervenciones realizadas por el equipo de enfermería en dos unidades de terapia intensiva con pacientes que presentan síntomas psiquiátricos. Método: cualitativo y descriptivo. Participaron 28 miembros del equipo de enfermería. Los datos fueron recolectados por medio de entrevista semiestructurada y observación estructurada no participante. El análisis siguió los pasos del análisis de contenido. Resultados: del análisis surgió tres categorías, la primera se refiere al dialogo como instrumento de cuidado, la segunda trata de cuestiones inherentes a la contención mecánica/medicamentosa y la última sobre la familia como elemento terapéutico en la atención al paciente con síntoma psiquiátrico en unidad de terapia intensiva. Conclusión: el paciente internado en unidades de terapia intensiva puede presentar síntomas psiquiátricos originarios por enfermedad orgánica o por el desgaste emocional por la permanencia en ese espacio. De ese modo, el equipo de enfermería intensiva debe estar apto para identificar e intervenir de forma asertiva junto al paciente, lo que incluye diálogo y administración de medicación.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nara Reisdorfer, Universidade Federal De Santa Catarina, Florianópolis, SC

Atualmente mestranda em enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina 2019-2021. Especialista em saúde com ênfase em alta complexidade em saúde 2017-2019. Possuo graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Membro do grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa Laboratório de Investigação do Cuidado, Segurança do Paciente, e Inovação Tecnológica em Enfermagem e Saúde LABTESP. Atuo profissionalmente como enfermeira em unidade de terapia intensiva no Hospital Baía Sul. Florianópolis

Leila Mariza Hildebrandt, Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS

Graduação em Enfermagem pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Especialização em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente, Docente com dedicação exclusiva da Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões/RS. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em enfermagem, saúde mental, saúde do idoso e prática de grupo.

Marinês Tambara Leite, Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS

Enfermeira, Dra. em Gerontologia Biomédica, Docente do Departamento de Ciências da Saúde da UFSM/Campus Palmeira das Missões. Tutora do grupo PET Enfermagem UFSM.

Luiz Anildo Anacleto da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS

Graduado e licenciado em Enfermagem pela Universidade de Passo Fundo. Especialista em Administração Hospitalar, Especialista em Administração dos Serviços de Enfermagem, Mestre em Assistência de Enfermagem e Doutor em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Ex-professor substituto na Universidade de Passo Fundo. Ex-professor Adjunto na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-UNIJUÍ, nos cursos de graduação em Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Educação Física. Possui experiência na área de Enfermagem, com ênfase na administração, urgência/emergência/trauma e Terapia Intensiva. Áreas de estudo em administração em saúde, processo de trabalho, gestão de pessoas, educação no trabalho, educação em saúde. Atualmente é professor associado II no Departamento de Ciências da Saúde, Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - Campus de Palmeira das Missões. Membro Institucional do Programa de Pós-Graduação. Presidente da Comissão Pró Implantação do Mestrado Profissional de Gestão em saúde. Chefe do Departamento de Ciências da Saúde nos períodos de 2011-2012; 2013-2014; 2017-2018. Consultor Ad hoc de diversos periódicos da área da saúde.

Mônica Strapazzon, Secretaria Municipal de Saúde, Palmeira das Missões, RS

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal de Santa Maria/CESNORS (2010). Especialista em Terapia Intensiva, Emergência e Trauma pelo Hospital Moinhos de Vento - Porto Alegre (2014). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGENF/UFSM). Atuou assistencialmente na Emergência do Hospital Tacchini - Bento Gonçalves, Clínica Médica e Unidade de Terapia Intensiva no Hospital da Unimed - Ijuí, e, Emergência do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões. Trabalhou como professora substituta UFSM campus de Palmeira das Missões, departamento de Ciência da Saúde, curso de Enfermagem e como professora da 20ª CRS do curso técnico em Saúde Bucal. Foi integrante do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos em Gestão em Saúde e Enfermagem (NEGESE - UFSM campus de Palmeira das Missões) e Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem (UFSM). Atualmente trabalha como enfermeira RT do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS da Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões.

Publicado

2018-09-28

Cómo citar

Reisdorfer, N., Hildebrandt, L. M., Leite, M. T., Silva, L. A. A. da, & Strapazzon, M. (2018). Enfermería en unidad de terapia intensiva: atención a los pacientes con síntomas psiquiátricos. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(3), 530–543. https://doi.org/10.5902/2179769228915

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >> 

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.