Cuidado a pessoas com dependência química em hospital geral na ótica da equipe de enfermagem

Juline Aparecida dos Santos Henriques, Leila Mariza Hildebrandt, Marines Tambara Leite, Isabel Cristina Pacheco Van der Sand

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/217976927998

Objetivo: identificar a concepção de profissionais de enfermagem sobre o cuidado a pessoas dependentes de substâncias psicoativas internadas em hospital geral. Método: estudo descritivo, qualitativo, que envolveu profissionais de enfermagem vinculados a um hospital geral de pequeno porte. Na coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. A análise dos dados seguiu os passos da análise temática. Resultados: após a análise dos dados, emergiu um tema que versa sobre o cuidado ao indivíduo dependente de substâncias psicoativas no hospital geral. Conclusão: há preocupação da enfermagem em realizar intervenções adequadas às demandas do paciente, de forma qualificada, na expectativa de que o indivíduo possa melhorar e retomar o seu cotidiano.


Palavras-chave


Cuidados de enfermagem; Saúde mental; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Equipe de enfermagem; Hospitais gerais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/217976927998