Educação permanente em saúde na ótica de membros das comissões de integração ensino-serviço

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976928476

Palavras-chave:

Educação, Educação em saúde, Serviços de saúde, Serviços de integração docente-assistencial

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/217976928476

Objetivo: conhecer o entendimento dos membros das Comissões de Integração Ensino-Serviço, em relação à participação dos trabalhadores na definição de propostas educativas, fatores que facilitam ou limitam a elaboração e o provimento dos planos regionais e as características das propostas educativas. Método: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, da qual participaram vinte sujeitos. A análise dos dados seguiu a proposta de análise de conteúdo. Resultados: o cenário indica incipiente participação e envolvimento dos trabalhadores na definição dos planos de educação. Entre os fatores facilitadores constam a estruturação dos serviços, participação e envolvimento institucional. Os limitadores referem-se à fragmentação das propostas e à insuficiente participação e/ou desconhecimento dos gestores. Prevalecem duas modalidades educativas: uma de estilo reiterativo e tecnicista e outra de inovação e transformação. Conclusão: há peculiaridades a serem transpostas, contudo, o cenário da educação permanente em saúde é de mudanças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Anildo Anacleto da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS

Enfermeiro. Doutor em enfermagem. Professor adjunto III no Departamento de Ciências da Saúde. Curso de Enfermagem. Centro de Educação Superior Norte do estado do Rio Grande do Sul. Universidade Federal de Santa Maria.

Marinês Tambara Leite, Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS

Enfermeira. Doutora em Gerontologia. Professora adjunto III no Departamento de Ciências da Saúde. Curso de Enfermagem. Centro de Educação Superior Norte do estado do Rio Grande do Sul. Universidade Federal de Santa Maria.

Leila Mariza Hildebrandt, Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS

Enfermeira. Mestre em Saúde Mental. Professora Assistente no Departamento de Ciências da Saúde. Curso de Enfermagem. Centro de Educação Superior Norte do estado do Rio Grande do Sul. Universidade Federal de Santa Maria.

Camila Pinno, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira residente do Programa de Residência multiprofissional do Hospital Universitário de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2013-10-07

Como Citar

Silva, L. A. A. da, Leite, M. T., Hildebrandt, L. M., & Pinno, C. (2013). Educação permanente em saúde na ótica de membros das comissões de integração ensino-serviço. Revista De Enfermagem Da UFSM, 3(2), 296–306. https://doi.org/10.5902/217976928476

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.