Meditação: uma estratégia de cuidado em saúde para estudantes universitários

Luísa Maria Schuh, Fernanda Beheregaray Cabral, Leila Mariza Hildebrandt, Susane Flores Cosentino, Isabel Cristina Dos Santos Colomé

Resumo


Objetivos: desenvolver atividades meditativas com estudantes de uma universidade do noroeste gaúcho e analisar a percepção de estudantes universitários sobre a prática meditativa. Método: pesquisa-intervenção, de abordagem qualitativa. Realizaram-se 11 encontros para meditação, com participação de cinco estudantes, no período de abril a julho de 2019. Os dados produzidos mediante questionário com dados sociodemográficos e de saúde, observação não participante e entrevista aberta foram submetidos à análise temática. Resultados: a participação dos estudantes na meditação foi motivada pela curiosidade, dificuldade de concentração, estresse, irritação, ansiedade e nervosismo. A meditação mindfulness proporcionou aumento da concentração e foco para os estudos, melhorou a qualidade do sono e promoveu autoconhecimento e bem-estar subjetivo. Conclusão: a meditação mindfulness na Universidade foi importante à promoção da saúde mental, efetiva à minimização de estados de estresse e ansiedade e promoveu mudanças positivas na vida dos estudantes.


Palavras-chave


Estudantes; Saúde Mental; Meditação; Enfermagem.

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DOI: https://doi.org/10.5902/2179769243156

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