A pesquisa convergente-assistencial no campo da saúde do trabalhador: tendências em dissertações brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769225162

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador, Pesquisa participativa baseada na comunidade, Pesquisa em enfermagem, Pesquisa qualitativa, Enfermagem

Resumo

Objetivo: descrever a produção do conhecimento em teses e dissertações brasileiras, no que tange à aplicação da Pesquisa Convergente-Assistencial (PCA) no campo da Saúde do Trabalhador. Método: revisão narrativa realizada em 2017 nos catálogos de teses e dissertações da Associação Brasileira de Enfermagem e no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Analisaram-se, por aproximação de temas, sete dissertações que aplicaram a PCA na Saúde do Trabalhador. Resultados: foram citados diferentes referenciais e marcos teóricos com afinidade teórico-filosófica com o materialismo histórico-dialético. Os dados foram produzidos, principalmente, por meio de entrevistas e técnicas grupais. Algumas dissertações apresentaram fragilidades na dimensão assistencial. Conclusão: são necessárias novas propostas que se alinhem à Saúde do Trabalhador, no sentido de que o método seja melhor aproveitado no atendimento às demandas dos trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexa Pupiara Flores Coelho, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Santa Maria, RS, Brasil.

Carmem Lúcia Colomé Beck, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Santa Maria, RS, Brasil.

Rosângela Marion da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Santa Maria, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

Coelho, A. P. F., Beck, C. L. C., & Silva, R. M. da. (2017). A pesquisa convergente-assistencial no campo da saúde do trabalhador: tendências em dissertações brasileiras. Revista De Enfermagem Da UFSM, 7(4), 746–757. https://doi.org/10.5902/2179769225162

Edição

Seção

Artigos de revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>