Ações educativas às pessoas com hipertensão e diabetes: trabalho do Agente Comunitário de Saúde rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769268715

Palavras-chave:

Agentes Comunitários de Saúde, Doença Crônica, Educação em Saúde, População Rural, Equipe de Assistência ao Paciente

Resumo

Objetivo: descrever as ações educativas desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no cuidado às pessoas com Hipertensão Arterial e Diabetes mellitus que vivem no campo. Método: estudo qualitativo desenvolvido com 16 ACS que atuavam em nove unidades de saúde rurais de um município do Sul do Brasil, nos meses de junho a agosto de 2019. Utilizou-se a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. A análise dos dados foi fundamentada pela análise de conteúdo. Resultados: as narrativas revelaram que os ACS são promotores de ações educativas, como: visita domiciliária, grupos, rodas de conversa, palestras e sala de espera; todavia, essas atividades são realizadas junto a outros profissionais e estão direcionadas a grupos específicos. Conclusão: os ACS precisam refletir sobre a forma como suas práticas educativas estão sendo desenvolvidas, a fim de estabelecer espaços de discussões que tenham impacto nas condicionalidades crônicas.

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Biografia do Autor

Geórgia Figueira Rampelotto, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira graduada pela Universidade Franciscana/UFN (2008). Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Franciscana/UFN (2010). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/PPGENF da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2020). Servidora pública municipal na Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul/RS, onde exerce, o cargo de enfermeira, na saúde rural. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem/UFSM.

Maria Denise Schimith, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (1989) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/SP). Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com bolsa CNPq PDJ. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção básica, acolhimento, vínculo, humanização, organização dos serviços de saúde e condições crônicas.

Laís Mara Caetano da Silva Corcini, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2016-atual). Pós-doutora pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) (2018). Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSM (2017-2019) (2019 - atual). Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da EERP/USP (2016). Especialista em Preceptoria no SUS pelo Hospital Sírio Libanês (2017). Especialista em Informática em Saúde pela Universidade Aberta do Brasil - Unifesp (2015). Bacharel e licenciada em Enfermagem pela EERP/USP (2010). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) durante o doutorado (2012-2016). Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) de 2009 a 2010. Bolsista do Projeto 4 da Pró Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo de 2008 a 2009. Bolsista do PIBIC/USP/CNPq 2006/2007 e 2007/2008. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem da UFSM desde janeiro de 2017, e do Grupo de Estudos Epidemiológico-Operacionais em Tuberculose (GEOTB - EERP/USP), desde setembro de 2007.

Raquel Pötter Garcia

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (2013). Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (2017). Atualmente é Docente Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa (Unipampa/Campus Uruguaiana), Tutora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Urgência e Emergência da Unipampa. Líder do Núcleo de Estudos em Família e Cronicidade (NEFAC). Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem com ênfase na saúde do adulto, doença crônica, família, nefrologia e doação de órgãos.

Nara Marilene Oliveira Girardon Perlini, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo - área de concentração Fundamentos de Enfermagem (2000), Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2009) e Pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2018). Formação em Terapia de Família e Casal (2013). Professor associado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando na Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem. Vice líder do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Cuidado e Família (NECFAM). Membro do International Family Nursing Association - IFNA. Foi tutora na Residência Multiprofissional/Área de concentração: Hemato-oncologia.Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem da Família, Doenças Crônicas e Fundamentos da Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: família, experiência de adoecimento, cuidador familiar, oncologia, estomias, cuidados domiciliários, tecnologias cuidativo-educacionais, Pesquisa qualitativa, Teoria Fundamentada nos Dados e quantitativa. Atualmente é Coordenadora Substituta do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

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Publicado

2022-09-06 — Atualizado em 2022-09-29

Versões

Como Citar

Rampelotto, G. F. ., Schimith, M. D., Corcini, L. M. C. da S., Garcia, R. P. ., & Perlini, N. M. O. G. (2022). Ações educativas às pessoas com hipertensão e diabetes: trabalho do Agente Comunitário de Saúde rural. Revista De Enfermagem Da UFSM, 12, e43. https://doi.org/10.5902/2179769268715 (Original work published 6º de setembro de 2022)

Edição

Seção

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