Educational actions for people with hypertension and diabetes: the work of the Community Health Agent

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769268715

Keywords:

Community Health Workers, Chronic Disease, Health Education, Rural Population, Patient Care Team

Abstract

Objective: to describe the educational actions developed by community health agents (CHAs) in the care of people with hypertension and diabetes mellitus living in the countryside. Method: this was a qualitative study developed with 16 CHAs who worked in nine rural health units of a municipality in southern Brazil from June to August 2019. The semi-structured interview was used as a data collection instrument, and data analysis was grounded on content analysis. Results: the narratives revealed that the CHAs are promoters of educational actions, such as home visits, groups, round-table discussions, lectures, and waiting rooms; nonetheless, these activities are performed together with other professionals and are directed at specific groups. Conclusion: the CHAs need to reflect on how their educational practices are being developed to establish spaces for discussions that impact chronic conditionalities.

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Author Biographies

Geórgia Figueira Rampelotto, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira graduada pela Universidade Franciscana/UFN (2008). Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Franciscana/UFN (2010). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/PPGENF da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2020). Servidora pública municipal na Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul/RS, onde exerce, o cargo de enfermeira, na saúde rural. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem/UFSM.

Maria Denise Schimith, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (1989) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/SP). Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com bolsa CNPq PDJ. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção básica, acolhimento, vínculo, humanização, organização dos serviços de saúde e condições crônicas.

Laís Mara Caetano da Silva Corcini, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2016-atual). Pós-doutora pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) (2018). Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSM (2017-2019) (2019 - atual). Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da EERP/USP (2016). Especialista em Preceptoria no SUS pelo Hospital Sírio Libanês (2017). Especialista em Informática em Saúde pela Universidade Aberta do Brasil - Unifesp (2015). Bacharel e licenciada em Enfermagem pela EERP/USP (2010). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) durante o doutorado (2012-2016). Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) de 2009 a 2010. Bolsista do Projeto 4 da Pró Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo de 2008 a 2009. Bolsista do PIBIC/USP/CNPq 2006/2007 e 2007/2008. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem da UFSM desde janeiro de 2017, e do Grupo de Estudos Epidemiológico-Operacionais em Tuberculose (GEOTB - EERP/USP), desde setembro de 2007.

Raquel Pötter Garcia

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (2013). Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (2017). Atualmente é Docente Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa (Unipampa/Campus Uruguaiana), Tutora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Urgência e Emergência da Unipampa. Líder do Núcleo de Estudos em Família e Cronicidade (NEFAC). Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem com ênfase na saúde do adulto, doença crônica, família, nefrologia e doação de órgãos.

Nara Marilene Oliveira Girardon Perlini, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo - área de concentração Fundamentos de Enfermagem (2000), Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2009) e Pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2018). Formação em Terapia de Família e Casal (2013). Professor associado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando na Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem. Vice líder do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Cuidado e Família (NECFAM). Membro do International Family Nursing Association - IFNA. Foi tutora na Residência Multiprofissional/Área de concentração: Hemato-oncologia.Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem da Família, Doenças Crônicas e Fundamentos da Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: família, experiência de adoecimento, cuidador familiar, oncologia, estomias, cuidados domiciliários, tecnologias cuidativo-educacionais, Pesquisa qualitativa, Teoria Fundamentada nos Dados e quantitativa. Atualmente é Coordenadora Substituta do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

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Published

2022-09-06 — Updated on 2022-09-29

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How to Cite

Rampelotto, G. F. ., Schimith, M. D., Corcini, L. M. C. da S., Garcia, R. P. ., & Perlini, N. M. O. G. (2022). Educational actions for people with hypertension and diabetes: the work of the Community Health Agent. Revista De Enfermagem Da UFSM, 12, e43. https://doi.org/10.5902/2179769268715 (Original work published September 6, 2022)

Issue

Section

Artigos Originais

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