Repercussões da prática educativa no autocuidado e manejo do Diabetes Mellitus tipo 1 na infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769264013

Palavras-chave:

Diabetes mellitus, Saúde da criança, Educação em saúde, Enfermagem pediátrica, Doença crônica

Resumo

Objetivo: apresentar as repercussões de uma prática de educação em saúde para o autocuidado e manejo da Diabetes Mellitus tipo 1 entre crianças. Método: estudo qualitativo com grupo focal e descrição do perfil glicêmico das crianças. As atividades de educação em saúde, lúdica e com cartilha educativa, foram desenvolvidas com quatro crianças com diabetes e seus familiares, em ambulatório de hospital universitário. Análise de conteúdo do tipo temática. Resultados: a atividade física mostrou-se como alternativa eficaz para prática de autocuidado, porém, houve resistência à adoção de hábitos alimentares direcionados ao diabetes, relacionados ao controle glicêmico inadequado e aumento de complicações. Observou-se mudanças no manejo da doença comparando-se o antes e após as atividades educativas. Conclusões: recursos lúdicos e cartilha educativa repercutiram positivamente no manejo da família e no autocuidado da criança com Diabetes Mellitus.

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Biografia do Autor

Thaís Schmidt Vitali Hermes, Secretaria Municipal de saude de Toledo-PR

Enfermeira. Mestre em Biociencais e Saude.

Rosa Maria Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do parana

Enfermeira. doutora. professora do PPG biociencias e saude e colegiado de enfermagem da Unioeste

Luciana Mara Monti Fonseca, Escola de enfermagem de Ribeirão Preto -USP

Enfermeira, doutora, professora associada da EERP-USP

Beatriz Rosana Goncalves de Oliveira Toso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira, doutora, professora associada da Unioste

Solange de Fátima Reis Conterno, Unioeste

Pedagoga, Doutora, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Claudia Silveira Viera, Universidade Estadual do Oeste do Parana

Colegiado de Enfermagem e Pos-Graduacao em Biociëncias e Saude - mestrado e doutorado

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Publicado

2021-06-24

Como Citar

Hermes, T. S. V., Rodrigues, R. M., Fonseca, L. M. M., Toso, B. R. G. de O., Conterno, S. de F. R., & Viera, C. S. (2021). Repercussões da prática educativa no autocuidado e manejo do Diabetes Mellitus tipo 1 na infância. Revista De Enfermagem Da UFSM, 11, e50. https://doi.org/10.5902/2179769264013

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