Perspectivas adotadas pelos cuidadores na interação com a criança institucionalizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769228411

Palavras-chave:

Relações Interpessoais, Cuidadores, Criança Institucionalizada, Pesquisa qualitativa

Resumo

Objetivo: compreender as perspectivas do cuidador a partir de sua interação com as crianças institucionalizadas. Método: pesquisa qualitativa que utilizou a Teoria Fundamentada nos Dados e o Interacionismo Simbólico para elaboração e análise dos dados. Os dados foram coletados de abril a julho de 2015, por meio de uma entrevista intensiva, com 15 cuidadoras em uma instituição de acolhimento infantil. Resultados: são apresentados em três categorias: Aprendendo a valorizar sua vida e sua família; Mudando a forma de ver e lidar com os outros; Percebendo a criança como ser capaz de mudar sua realidade. Considerações finais: identificou-se que na interação com a criança institucionalizada, a cuidadora passa a adotar novas formas de ver e agir no mundo, valorizando mais sua vida e sua família, além de desenvolver mais paciência, compaixão e amor por outras pessoas em condições de vulnerabilidade.

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Biografia do Autor

Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Pelotas, Professora Adjunta do curso de Enfermagem da Univerisdade Federal de Pelotas.

Eda Schwartz, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Pós-doutora em Enfermagem. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas -UFPel, Rio Grande do Sul, Brasil.

Viviane Marten Milbrath, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas-UFPel, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2019-08-26

Como Citar

Gabatz, R. I. B., Schwartz, E., & Milbrath, V. M. (2019). Perspectivas adotadas pelos cuidadores na interação com a criança institucionalizada. Revista De Enfermagem Da UFSM, 9, e18. https://doi.org/10.5902/2179769228411

Edição

Seção

Artigos Originais

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