Caracterização dos clientes em tratamento radioterápico em um serviço no sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976928595

Palavras-chave:

Enfermagem, Oncologia, Radioterapia, Perfil de saúde, Estudos epidemiológicos

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/217976928595

Objetivo: caracterizar os clientes com câncer em tratamento radioterápico em um Centro Regional de Oncologia da Região Sul do Brasil. Método: estudo quantitativo descritivo. Fizeram parte do estudo 147 clientes com câncer em tratamento radioterápico no período de Março de 2006 a Julho de 2008. A coleta dos dados ocorreu por meio de um questionário semiestruturado. Para a análise utilizou-se a estatística básica, por meio do software Epi Info (6.04). Resultados: houve predomínio de pacientes do sexo masculino, cor branca, estado civil casado/com companheiro, faixa etária acima dos 60 anos. A procedência foi predominantemente da área urbana, com renda de um a três salários mínimos, ensino fundamental incompleto. Os cânceres de nasofaringe foram os de maior frequência e o tratamento que antecedeu a radioterapia foi a cirurgia. Conclusão: a caracterização dos clientes permite o desenvolvimento de estratégias direcionadas à qualificação da atenção a saúde a essa população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Graciela Vestena Zillmer, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Docente da Faculdade de Enfermagem da UFPel. Membro do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN) e do Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde às Pessoas com Doenças Crônicas (NUCRON). Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Lílian Moura de Lima, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Mestre em Enfermagem. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel. Membro do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN). Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Aline Machado Feijó, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel. Enfermeira do Hemocentro Regional de Pelotas (HEMOPEL). Membro do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN). Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Eda Schwartz, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Pós-Doutora em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel. Pesquisadora do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN) e vice-líder Núcleo de Pesquisa em Saúde Rural e Sustentabilidade. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Claudia das Neves Hisse, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Membro do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN). Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Aline da Costa Viegas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Mestranda pelo Programa Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UFPel. Bolsista de Demanda Social (CAPES). Membro do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN). Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Bianca Pozza dos Santos, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Mestranda pelo Programa Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UFPel. Bolsista de Demanda Social (CAPES). Membro do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN). Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Brasil.

Downloads

Publicado

2013-10-07

Como Citar

Zillmer, J. G. V., Lima, L. M. de, Feijó, A. M., Schwartz, E., Hisse, C. das N., Viegas, A. da C., & Santos, B. P. dos. (2013). Caracterização dos clientes em tratamento radioterápico em um serviço no sul do Brasil. Revista De Enfermagem Da UFSM, 3(2), 315–325. https://doi.org/10.5902/217976928595

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>