Escala de avaliação da dor: percepção dos enfermeiros em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Autores

  • Xênia Martins Monfrim Hospital Universitário São Francisco de Paula, Pelotas, RS e Prefeitura Municipal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul
  • Larissa de Aguiar Saraiva Núcleo de Desenvolvimento Humano da Unimed Pelotas. Pelotas, RS
  • Cristiane Lima de Moraes Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS
  • Aline da Costa Viegas Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769215049

Palavras-chave:

Dor, Prematuro, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Escalas, Enfermagem

Resumo

Doi: 10.5902/2179769215049

Objetivo: conhecer a percepção de enfermeiros com relação à utilização de um instrumento para avaliação da dor em neonatos prematuros. Método: pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, realizada em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal, de um Hospital Universitário de Pelotas, Rio Grande do Sul. Participaram do estudo quatro enfermeiros, no período de outubro e novembro de 2010. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados de acordo com a análise temática. Resultados: foram abordadas as seguintes categorias: Escala para avaliação da dor nos RNs prematuros: percepção dos enfermeiros e Escala de dor e o prematuro: sua implementação. Conclusão: enfermeiros desconhecem as novas tecnologias utilizadas para mensurar a dor; contudo, todos se mostraram comprometidos com uma assistência humanizada, uma vez que relataram interesse pela inserção deste instrumento de avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Xênia Martins Monfrim, Hospital Universitário São Francisco de Paula, Pelotas, RS e Prefeitura Municipal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul

Enfermeira. Graduada e licenciada pela Universidade Católica de Pelotas (2010). Mestre em Saúde e Comportamento pela Universidade Católica de Pelotas (2014). Especialista em Urgência, Emergência e Trauma (2014). Atualmente, é enfermeira do Hospital Universitário São Francisco de Paula.

Larissa de Aguiar Saraiva, Núcleo de Desenvolvimento Humano da Unimed Pelotas. Pelotas, RS

Possui graduação em Licenciatura em enfermagem pela Universidade Católica de Pelotas (2010) e graduação em Enfermagem pela Universidade Católica de Pelotas (2010).

Cristiane Lima de Moraes, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS

Possui Graduação e Licenciatura em Enfermagem (Universidade Federal de Pelotas/2002), Especialização em Administração Hospitalar (Universidade Católica de Pelotas/2006) e Mestrado em Enfermagem (Universidade Federal do Rio Grande/2008). Atualmente é membro dos grupos de pesquisa - GEES/FURG, GEPES/HUSFP/UCPEL, e, docente da Universidade Católica de Pelotas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Práticas de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde pública, educação e gestão em saúde, cuidado de enfermagem ao adulto e idoso.

Aline da Costa Viegas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Graduação em Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Ciências. Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Integrante do Núcleo de Condições Crônicas e suas Intefaces-NUCCRIN.

Downloads

Publicado

2015-04-02

Como Citar

Monfrim, X. M., Saraiva, L. de A., Moraes, C. L. de, & Viegas, A. da C. (2015). Escala de avaliação da dor: percepção dos enfermeiros em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Revista De Enfermagem Da UFSM, 5(1), 12–22. https://doi.org/10.5902/2179769215049

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)