Humanização no cuidado hospitalar: percepção de familiares acompanhantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976922525

Palavras-chave:

Enfermagem, Humanização da assistência, Família, Acompanhantes de pacientes, Assistência hospitalar

Resumo

O estudo teve como objetivo descrever a percepção de familiares acompanhantes de doentes internados, acerca do cuidado prestado pela equipe de enfermagem. Constitui-se de uma pesquisa qualitativa, cujos sujeitos foram familiares acompanhantes de doentes internados em uma unidade de clínica médica e cirúrgica de um hospital público no interior do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada. A análise dos dados deu-se por meio da análise temática, originando a categoria — as tecnologias leves no cuidado hospitalar e dois subtemas: o acolhimento no cenário do cuidado e a comunicação como forma de cuidado. Os dados demonstram a predominância das tecnologias leves no cuidado prestado pela equipe de enfermagem, porém, algumas situações deixam transparecer o domínio de ações tecnicistas e mecanizadas em intervenções da enfermagem. Conclui-se que a integração das tecnologias leves e duras proporciona uma assistência qualificada ao doente hospitalizado e sua família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Uberti Pinheiro, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira Assistencial contratada do Hospital Universitário de Santa Maria/HUSM - RS. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Margrid Beuter, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e do PPGEnf – Curso de Mestrado da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Cecília Maria Brondani, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira assintencial do Hospital Universitário de Santa Maria – UFSM/RS. Mestre em Enfermagem. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Camila Castro Roso, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem do PPGEnf da UFSM, Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Rosiele Gomes Flores, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem do PPGEnf da UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Downloads

Publicado

2011-04-12

Como Citar

Pinheiro, A. L. U., Beuter, M., Brondani, C. M., Roso, C. C., & Flores, R. G. (2011). Humanização no cuidado hospitalar: percepção de familiares acompanhantes. Revista De Enfermagem Da UFSM, 1(2), 204–213. https://doi.org/10.5902/217976922525

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>